Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bairros melhores

Eduardo Pimentel vistoria obras que constroem a Curitiba do futuro

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Obras, Luiz Fernando Jamur, e vereadores, vistoria as obras do lote 3.1 do Inter 2, no Xaxim. Curitiba, 05/09/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Texto: Cris Guancino e João Paulo Pimentel | Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

O prefeito Eduardo Pimentel dedicou a manhã desta sexta-feira (5/9) à vistoria de obras da Prefeitura que estão preparando Curitiba para um futuro sustentável, com qualidade de vida e facilidade na mobilidade urbana.

No Xaxim, esteve em obras do Lote 3.1 no Novo Inter 2, que vão deixar o bairro mais moderno, seguro e integrado com quase 18 km de requalificação viária. No Boqueirão, acompanhou a manutenção do asfalto na Rua Tenente Coronel Vilagran Cabrita, solicitada pelos moradores no programa de consultas públicas Fala Curitiba.

A fiscalização começou pelo Xaxim, onde estão em andamento os pacotes 2 e 3 do Lote 3.1 do Inter 2. Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o prefeito foi às ruas Aníbal Requião, Antônio Rebelatto e Paulo Setúbal. Além de conferir os trabalhos, conversou com moradores e comerciantes.

“Tenho acompanhado com atenção a execução das obras de infraestrutura que acontecem por toda a cidade para garantir a qualidade de vida das pessoas. A maioria delas, 90%, estão nos bairros mais distantes do Centro e são obras que vão durar muito tempo, trazendo segurança, um salto na paisagem urbana e fortalecendo o transporte coletivo”, disse o prefeito.

As ruas vistoriadas recebem drenagem para prevenir alagamentos, nova pavimentação (a maior parte em concreto, mais resistente), calçadas com acessibilidade, iluminação em LED e paisagismo.

Um dos objetivos do projeto Novo Inter 2, explicou o prefeito aos moradores, é tornar o transporte coletivo mais sustentável, com ônibus elétricos, e mais atrativo, com as faixas exclusivas em ruas completamente requalificadas que vão reduzir o tempo das viagens. “Queremos que as pessoas tenham menos tempo em seus deslocamentos para poder ficar mais com as famílias e em atividades de lazer”, reforçou Eduardo Pimentel.

Lote 3.1

O Lote 3.1 do projeto abrange 22 km de vias entre o Xaxim e o Hauer distribuídos em seis pacotes de obras. Atualmente, estão em andamento os pacotes 1, 2 e 3. Os pacotes 4, 5 e 6 estão em processo de licitação. As obras são coordenadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) com o gerenciamento Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag).

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, os pacotes 2 e 3 são estratégicos dentro da modernização viária que está em curso em Curitiba. 

“As intervenções promovem a requalificação de ruas e espaços públicos do Xaxim, mas seu alcance vai além do bairro. Ao estruturarem o entorno de uma via conectora prevista em plano diretor, esses pacotes fazem a integração física entre os lotes vizinhos”, destacou Jamur.

Ao final do programa, frisou o secretário, será possível percorrer um trajeto bem estruturado e contínuo que ligará o Novo Mundo, a oeste, ao Boqueirão, a leste. 

“No conjunto, os pacotes 2 e 3 consolidam a lógica de integração do Novo Inter 2, que não se limita a melhorar a infraestrutura do transporte coletivo, mas também transforma o espaço urbano”, disse Marcio Teixeira, coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável por coordenar as obras do Novo Inter 2.

Um novo Xaxim

As mudanças, mesmo com as intervenções em andamento, são comemoradas pelos moradores. Neusa Borges, residente da Rua Aníbal Requião há seis décadas, contou para o prefeito que já não reconhece mais o bairro. 

“É um novo Xaxim, acho que tem que mudar até o nome do bairro, foi transformador os que as obras fizeram, imagine quando tudo estiver pronto”, disse Neusa.

Alguns comerciantes foram em busca de informação, para saber por que tantas obras acontecem ao mesmo tempo nos bairros. O prefeito respondeu que município está inventando hoje no que fará diferença nos próximos 20 anos. 

“Assim como no passado houve coragem de inovar e construir soluções que hoje são orgulho da nossa cidade, agora estamos dando um novo salto com obras estratégicas que vão reinventar a Curitiba dos próximos anos”. Explicou Eduardo Pimentel.   

Boqueirão

Depois da vistoria no Xaxim, o prefeito seguiu para o Boqueirão, onde acompanhou a reciclagem do asfalto na Rua Tenente Coronel Vilagran Cabrita. A rua está recebendo 1.825 metros de asfalto novo no trecho entre as ruas Diogo Mugiatti e Mário Colombo.

A requalificação da rua foi um pedido dos moradores do bairro no programa Fala Curitiba. Juliana Arbaiter Vidal, uma das moradoras que apresentou a demanda na consulta pública, festejou a obra, que está na etapa final, prevista para ser concluída até o fim deste mês. 

“A gente fez um mutirão com os moradores da comunidade. É gratificante ver que está sendo efetivada a obra que todos votaram”, disse Vidal.

Além da obras, o prefeito visitou comércios da região, entre eles a tradicional confeitaria Todos os Sabores, com mais de 30 anos de comércio.

Acompanharam o prefeito na vistoria equipes técnicas e os vereadores Tico Kuzma, Lórens Nogueira, Beto Moraes e Jasson Goulart.

Onde as obras acontecem

  • Rua Aníbal Requião, no Xaxim – 520 metros entre a Av. Gov. Ney Braga e a Rua Gabriel Frecceiro de Miranda (Lote 3.1 do Novo Inter 2)
  • Rua Antônio Rebelatto, no Xaxim – 825 metros entre as ruas Evaristo da Veiga e São João das Duas Barras (Lote 3.1 do Novo Inter 2)
  • Rua Paulo Setúbal, no Xaxim – 220 metros entre a Rua Cleto da Silva e a Rua Evaristo da Veiga (Lote 3.1 do Novo Inter 2)
  • Rua Tenente Coronel Vilagran Cabrita, no Boqueirão, 1.825 metros no trecho entre as ruas Diogo Mugiatti e Mário Colombo