Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Administração pública

Prefeitura de Curitiba capacita servidores para atuarem como pregoeiros em licitações

O curso “Formação de Pregoeiros" foi ministrado pelo advogado e servidor público federal, Diogo Amilton Venancio. no Complexo Imap Parque Barigui. Curitiba, 18/07/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM


O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), através da Escola de Administração Pública, promoveu, entre os dias 14 e 18 de julho, o curso “Formação de Pregoeiros”, no Centro de Eventos Imap Barigui. Voltada a servidores da Prefeitura de Curitiba, a capacitação presencial orientou e atualizou os participantes sobre as responsabilidades de conduzir e coordenar procedimentos licitatórios públicos, especialmente na modalidade de pregão eletrônico.

 'Acreditamos que o constante investimento na formação e capacitação dos servidores municipais é a chave para garantir a eficiência e a transparência dos processos licitatórios na Prefeitura de Curitiba. Estamos comprometidos em oferecer as melhores oportunidades de aprendizado', afirmou a presidente do Imap, Beatriz Battistella, que participou do último dia de capacitação, nesta sexta-feira (18/7).


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Beatriz Battistella, presidente do Imap.


O curso reuniu 39 servidores de secretarias e órgãos da administração indireta do município e foi ministrado pelo advogado e servidor público federal, Diogo Amilton Venancio, que também é professor da capacitação EAD de Pregoeiros e em cursos de pós-graduação no Imap.

“A capacitação orientou os participantes sobre as responsabilidades de um pregoeiro, durante todo o processo de condução desta modalidade de licitação, desde a publicação até a homologação, passando por outras etapas como análise das propostas, disputas de lances e recursos”, explicou Venancio, que como servidor público federal já atuou como diretor de Licitações e Contratações da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante o curso, ele também orientou os servidores sobre a nova lei de licitações, que está em conformidade com o decreto de número 10.024/19, que regulamenta o pregão eletrônico.

Servidor há 30 anos da Prefeitura de Curitiba, o guarda municipal Marcos Aurélio de Araújo é responsável hoje pela elaboração de processos licitatórios do órgão e, com a capacitação, poderá também atuar com pregoeiro. Segundo ele, o conhecimento pleno para tarefa é extremamente importante para os servidores que atuam na área. “Eu estava com muitas expectativas para esse curso de pregoeiro, pois além de estar mais bem capacitado também vou poder compartilhar as orientações com os demais colegas que trabalham comigo”, avaliou Araújo.

EAD

A presidente do Imap destacou ainda que, além da capacitação presencial ofertada este mês, os servidores da Prefeitura de Curitiba podem participar do curso EAD de Pregoeiro e Agentes de Contratações, com inscrições abertas no portal da instituição, carga horária de 32 horas e 250 vagas. “As aulas on-line são voltadas tanto para atualizar servidores que já atuam em tais funções, bem como preparar aqueles que estão iniciando suas atividades nas licitações”, frisou ela.

Beatriz Battistella ainda ressaltou o trabalho da Escola de Administração Pública no desenvolvimento das capacitações. “A todo o momento a equipe propõe e organiza cursos que são formulados pensando nas necessidades dos servidores, na garantia de uma maior transparência da gestão pública e nos benefícios que trarão ao cidadão”, completou.