No dia em que a Procuradoria-Geral do Município comemora 46 anos de criação, a festa é em dose dupla. Nesta sexta-feira (8/4), a cidade celebra também o Dia da Procuradora e do Procurador Municipal, data instituída no calendário oficial da capital por lei sancionada em setembro do ano passado pelo prefeito Rafael Greca. A proposta foi dos vereadores Pier Petruzziello e Mauro Bobato.
Para a procuradora-geral Vanessa Volpi, a homenagem aos servidores é ainda mais especial neste momento em que Curitiba vive o arrefecimento da pandemia da covid-19 e todos os desafios de uma cidade inovadora.
“Sem dúvida, nosso maior desafio nestas pouco mais de quatro décadas vem sendo a pandemia, que nos traz questões novas e complexas, com a responsabilidade de resguardar a saúde da população, manter as decisões da gestão e a eficiência das políticas públicas”, avalia Vanessa.
A subprocuradora-geral Rosa Maria Alves Pedroso lembra que o órgão está presente nas decisões e ações mais importantes do município, como é o caso do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, e de processos de licitação inovadores que permitem economia, celeridade e transparência.
A Procuradoria-Geral foi criada em 8 de abril de 1976 pelo Decreto 163/1976, assinado pelo prefeito da época, Saul Raiz, em substituição ao então Departamento Jurídico do Município. Hoje trabalham na PGM 84 procuradores, organizados em carreira própria prevista na Lei 11.001/2004. Destes, 48 são mulheres.