Bastante difundido no meio empresarial, o networking como forma de aproximação entre empregadores e pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho é o novo incentivo impulsionado pelo Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura.
Chamados de Hope Riders, empresários de ramos variados e apaixonados por passeios de moto foram convidados para um encontro com os cerca de 100 hóspedes atendidos pelo projeto Nova Morada, Vida Nova, do qual participam pessoas que buscam a reinserção social.
O primeiro encontro ocorreu com cerca de 25 empresários e participantes do motogrupo Gentlemen. “Além da confraternização entre amigos e os passeios de motos, damos ênfase a ações sociais, identificando setores na comunidade que necessitem de apoio, procurando conversar com os indivíduos, respeitando o local e o momento de cada um”, diz Fernando Probst Camargo, um dos membros do motogrupo.
A atividade deu novo ânimo para os hóspedes. “Deram atenção para a gente e isso ajuda a gente a se sentir melhor. Comemos bolo, pipoca e algodão doce e tomamos refrigerante, coisas que não fazemos sempre. Foi uma oportunidade de ver que temos como sair dessa vida porque tem pessoas que querem nos ajudar", contou um deles, de 29 anos.
Outro hóspede, de 41 anos, pediu que a ação se repita. “Me senti importante vendo todas aquelas pessoas vindo aqui, demonstrando atenção e carinho pela gente. Deram um momento da vida deles pra estar aqui, isso é muito legal”, disse.
Iniciativa aprovada
Fábio Caldeira foi outro integrante do Gentlemen que conheceu o projeto Nova Morada, Vida Nova localizado na Rua Conselheiro Araújo e interagiu com os hóspedes. “Ficamos boquiabertos pela grande iniciativa da Prefeitura em patrocinar algo tão grandioso e humanitário que é a hospedagem aos que não possuem um teto. Vimos como funciona, as regras de utilização e o bem-estar entre os usuários e funcionários”.
Para Marcelo Mortari, também do Gentlemen, é uma ação que vai além de oferecer moradia e refeições. “Percebi que ela tem como princípio a liberdade do indivíduo, que pode escolher qual caminho seguir”.
A dedicação da equipe que faz o atendimento aos hóspedes foi outro ponto destacado pelo empresário. “Ali, todos são tratados com dignidade e me encantou o carinho de toda a equipe com os moradores. Dá para perceber a doação às pessoas, o que vai além do material, estamos falando de amor ao próximo”, acrescenta ele.
As Valentinas
Esposas dos Gentlemen também iniciaram uma mobilização após a visita ao hotel e, em breve, devem desenvolver ações voltadas às mulheres atendidas pelo projeto e que integram uma ação específica, As Valentinas.
“É muito importante olhar nossos irmãos com fraternidade e respeito e o projeto tem esse olhar. Estamos na fase de organização da ação para as Valentinas, mas logo teremos novidades”, antecipa Jaqueline Tiburcio.