A partir desta sexta-feira (18/2), servidores, aposentados e pensionistas poderão acessar o comprovante de rendimentos, documento conhecido também como Cédula C. A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) vai antecipar a liberação. O prazo legal, definido pela Receita Federal para 2022, é até o dia 28 de fevereiro.
O comprovante é necessário a todos os que precisam fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) e encaminhar à Receita Federal. O prazo para a entrega da declaração deste ano ainda não foi divulgado.
O acesso ao documento referente ao exercício de 2022, ano-calendário de 2021, é feito pelo Portal do Servidor. Depois que o servidor informa CPF e senha, o serviço que direciona para o comprovante de rendimento está entre os favoritos. Ele também pode ser localizado pela ferramenta de busca do Portal do Servidor.
Aposentados e pensionistas podem verificar pelo portal do IPMC. Lá, o serviço “Comprovante de Rendimentos (Cédula C)” também está entre os favoritos, ao lado do contracheque.
Aposentados em 2021
Quem se aposentou em 2021 e os servidores aposentados da administração direta que receberam licença-prêmio em dinheiro no ano passado terão dois comprovantes de rendimentos.
Nestas situações, o servidor terá um comprovante como servidor da ativa, outro pelo IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. Os dois documentos estarão disponíveis em sequência no Portal do Servidor e suas informações deverão ser utilizadas na hora de preencher a declaração anual.
Servidor da administração indireta que recebeu licença-prêmio
Já os aposentados da administração indireta que receberam indenização da licença-prêmio em 2021 devem acessar o mesmo sistema que utilizaram para fazer a solicitação do pagamento da licença. Clique aqui para acessar a plataforma.
Basta digitar o CPF e a mesma senha usada anteriormente. Se a pessoa tiver esquecido a senha, é possível fazer uma nova clicando em “Esqueceu a senha?”.