Atualizada em 19/1/2026, às 9h30
A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba já programou o primeiro mutirão gratuito de castração de cães e gatos de 2026. A primeira agenda será aberta nesta segunda-feira (19/1) e as cirurgias vão acontecer em Santa Felicidade. Também estava previsto o mutirão na Regional Pinheirinho, mas este foi adiado e uma nova data será anunciada em breve. As inscrições devem ser feitas pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.
As primeiras cirurgias serão feitas nos dias, de 3 a 7 de fevereiro, e ao todo são 800 vagas disponíveis. Em Santa Felicidade as cirurgias gratuitas serão feitas no Distrito de Manutenção Urbana (DMU), na Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade.
Podem participar moradores dos bairros das regionais Santa Felicidade cadastrados no site da Rede de Proteção Animal, protetores independentes com cadastro ativo e ONGs.
Também há previsão da Regional Tatuquara receber um mutirão de castração gratuita de cães e gatos no mês de fevereiro. Além disso, no início de março serão disponibilizados mutirões de castração para os moradores das regionais Boqueirão, Boa Vista, CIC e Matriz.
A meta da Rede de Proteção Animal é castrar 25 mil cães e gatos de moradores de Curitiba até o final de 2026.
De acordo com a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa, a castração gratuita é uma das principais políticas públicas do município para a causa animal. “A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explicou Vivien.
Procuração
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), se o responsável não puder comparecer, o acompanhante do animal deverá apresentar a procuração específica registrada em cartório no dia da cirurgia.
Serviço
Mutirão de castração Regional Santa Felicidade
Local: Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade
Data: 3 a 7 de fevereiro