Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cúpula de Prefeitos do C40

Eduardo Pimentel apresenta a sustentabilidade ambiental de Curitiba em evento com prefeitos das maiores cidade do mundo

Prefeito Eduardo Pimentel, na Pirâmide Solar. Foto: Pedro Ribs/SECOM

Curitiba vai estar no centro das discussões climáticas mundiais nos primeiros dias de novembro. O prefeito Eduardo Pimentel viaja neste domingo (2/11) ao Rio de Janeiro para participar da Cúpula Mundial de Prefeitos do C40. O evento será a principal reunião de prefeitos das maiores cidades do mundo deste ano e vai acontecer de segunda (3/11) a quarta-feira (5/11), no Museu de Arte Moderna, no Rio. 

“É uma honra para Curitiba participar de um evento dessa magnitude. Estamos muito animados em mostrar nossos avanços na sustentabilidade ambiental, tudo o que já construímos com o nosso PlanClima e o que ainda podemos evoluir. Será um fórum muito qualificado para essas discussões e pretendemos conseguir novos financiamentos para projetos ambientais importantes para Curitiba”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. 

A Cúpula Mundial de Prefeitos do C40 vai acontecer às vésperas da COP30, em Belém. Além de líderes empresariais, filantropos, ativistas, cientistas e representantes de bancos internacionais de investimentos participam prefeitos das principais cidades do mundo, como Milão (Itália), Londres (Inglaterra), Varsóvia (Polônia), Atenas (Grécia), Paris (França), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia).

O momento em que vai acontecer o evento também marca 20 anos desde a criação da rede C40 Cities e dez anos do Acordo de Paris.

Podcast na chegada ao Rio

Na chegada ao Rio, no domingo, Eduardo Pimentel irá participar de uma entrevista para o Podcast Cities 1.5. O prefeito vai apresentar as principais ações que Curitiba está fazendo para a cidade continuar a ser uma referência mundial em sustentabilidade ambiental, planejamento urbano e transporte público.

Segunda-feira

Na segunda-feira (3/11), ele participa da abertura da Cúpula de Prefeitos do C40. A sessão plenária de abertura será “Cidades entregando liderança global para ação climática”. Na sequência, o prefeito vai assinar a adesão de Curitiba aos Aceleradores de Sistemas Alimentares Sustentáveis e Planejamento Urbano.

No mesmo dia também será assinado o memorando de entendimento com a ONU Habitat, para os assuntos de planejamento urbano. A ONU Habitat promove urbanização como força transformadora para reduzir desigualdades e garantir moradia adequada.

Na tarde de segunda-feira (3/11) vai acontecer a reunião regional de prefeitos da América Latina do C40. Eduardo Pimentel vai apresentar as principais ações do PlanClima, que é o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba. O plano é a principal estratégia da cidade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e construir uma cidade mais sustentável, resiliente e neutra em carbono até 2050.

Terça-feira

Na terça-feira (4/11), dentro do evento do C40, será feita a 88º Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Questões de saúde pública, de governança climática, e educação, por exemplo, serão discutidas durante todo o dia. 

A mobilidade urbana também fará parte das discussões e Curitiba vai apresentar o projeto Mobilidade urbana: decisões com dados. Curitiba vai defender a criação de um sistema nacional de dados que possa servir de base para políticas públicas para o setor e para redução de emissões.  

Outra participação importante de Curitiba será na mesa redonda de investidores: “Desbloqueando investimentos para cidades e natureza”. A Prefeitura vai apresentar o projeto para a criação do Parque Linear Córrego Areiãozinho, nos bairros Jardim das Américas e Uberaba. A ideia é usar soluções baseadas na natureza para evitar problemas de alagamentos na região. 

Premiação 

A programação de terça-feira (4/11) termina com a cerimônia de premiação do Local Leaders Awards da Bloomberg Philanthropies. Curitiba está entre as 26 cidades do mundo finalistas do prêmio que reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por gestores locais que enfrentaram de forma eficaz as mudanças climáticas nos últimos três anos. 

O programa Curitiba mais Energia, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está concorrendo na categoria Transição Energética e Construções Inteligentes - Reduzindo custos e emissões de carbono com energia limpa e design eficiente.

Para o prefeito Eduardo Pimentel a indicação de Curitiba entre 26 finalistas do mundo inteiro mostra que a cidade é um exemplo de soluções sustentáveis que já foram implantadas para enfrentar a emergência climática.

“Nossa Pirâmide Solar e os terminais solares do Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho geraram, em agosto deste ano, energia que supriu mais de 45% do consumo dos prédios públicos da Prefeitura. Temos projetos para buscar a autossuficiência energética da Prefeitura, ou seja, toda a energia consumida pelos prédios públicos virá da energia renovável do sol”, disse Eduardo Pimentel.

Na quarta-feira (5/11), Eduardo Pimentel retorna a Curitiba.

Cúpula de Prefeitos do C40

De acordo com dados do C40, as cidades abrigam mais da metade da população mundial e são responsáveis por 75% das emissões globais. Estão, portanto, no epicentro da crise climática. Enfrentando o desafio de frente, os prefeitos têm trabalhado em conjunto nas últimas duas décadas, por meio da rede C40 Cities, para tomar medidas decisivas.                                                  

Os resultados dessas ações urbanas já ganham reconhecimento global: 82% das cidades do C40 estão reduzindo emissões mais rapidamente que seus governos nacionais, e estão no caminho para cumprir as metas do Acordo de Paris.