Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Prefeito participa de inauguração de maquinário inédito na América Latina na área gráfica

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do vice-prefeito Paulo Martins e outras autoridades, comparece ao Culto em Ação de Graças pelos 96 Anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba e aniversário do Pastor Wagner Gaby e sua esposa, Mel Gaby. Curitiba, 12/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A indústria gráfica e editora curitibana Hellograf inaugurou, na noite dessa terça-feira (12/8), um equipamento inédito na América Latina que promove um salto tecnológico no seu parque industrial no bairro Lamenha Pequena. O prefeito Eduardo Pimentel esteve presente no evento e elogiou o projeto da empresa, que acaba de completar 33 anos. 

“Eu fiz questão de vir aqui hoje para prestigiar uma empresa curitibana que trouxe a única máquina gráfica da América Latina neste formato, em parceria com a Fujifilm que traz tecnologia, que na primeira impressão tira o livro pronto. Isso é inovação, é a cara de Curitiba. A minha admiração e respeito ao fundador Abílio Santana, que tem feito um trabalho inspirador na empresa e para as novas gerações”, afirmou.

O evento, que contou com lideranças empresariais e políticas, comemorou também o aniversário da empresa, que emprega 70 pessoas. O investimento na nova máquina, de R$ 11 milhões, vem para completar o portfólio de atendimento da indústria, explica Juliana Santana, diretora administrativa. 

“Com essa nova máquina, com capacidade para imprimir 23 mil folhas por hora, podemos fazer uma folha diferente da outra, ao contrário da offset convencional que replica só uma mesma imagem. Com a nova máquina, é possível reproduzir dados variáveis e atingir um nicho de tiragem intermediário, que não atuávamos até agora”, diz.

O prefeito estava acompanhado do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, e do administrador da regional de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos.

Jubileu de Oliveira

Após participar do evento na Hellograf, o prefeito participou do culto em Ação de Graças pelos 96 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. A celebração do Jubileu de Oliveira da igreja pentecostal também comemorou o aniversário do pastor Wagner Gaby, presidente da Assembleia de Deus em Curitiba, e sua esposa Mel Gaby.

O prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito Paulo Martins, ressaltou a importância da Assembleia de Deus e seu trabalho na comunidade. “Quero agradecer a igreja, que além de cuidar da direção espiritual da nossa população, tem feito um trabalho social que chega a locais onde muitas vezes o poder público não alcança. Que comecem os preparativos para o centenário daqui a quatro anos”, enalteceu.

O pastor Wagner Gaby agradeceu os cumprimentos e destacou o trabalho da igreja. “Vamos rumo aos 100 anos, com fé e com trabalho”, afirmou. As  Assembleias de Deus são um conjunto de 140 agrupamentos nacionais, mais de 350 mil igrejas que formam a maior denominação pentecostal do mundo. No Brasil, estima-se que a denominação tenha 22,5 milhões de membros.

A Assembleia de Deus foi fundada no país em 1911, em Belém (PA), pelos suecos-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Em Curitiba, iniciou as atividades em 7 de agosto de 1929, trazida por Bruno Skolimowski, pastor de origem polonesa, vindo de Petrópolis (RJ). Os primeiros cultos foram celebrados em um salão situado na esquina das ruas Trajano Reis com Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco. O Templo Sede, atualmente, fica na Rua Senador Xavier da Silva, no Centro Cívico. São 165 congregações em Curitiba, com missões também na Argentina, Bolívia, Espanha, Moçambique e Paraguai.