O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama, Paula Mocelin, participaram nesta segunda-feira (8/9) das celebrações em honra a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba.
O prefeito acompanhou a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora, localizada entre as ruas São Francisco e Barão do Cerro Azul, a poucos metros da Catedral de Curitiba.
“É uma alegria preservar essa tradição da nossa cidade. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de ser prefeito de Curitiba e, no primeiro ano da minha gestão, poder vivenciar as comemorações deste dia especial. Que Deus abençoe Curitiba e que Nossa Senhora da Luz dos Pinhais guie os nossos passos para que a cidade siga no bom caminho”, afirmou Pimentel.
Ele também destacou a canonização do mais novo santo da Igreja Católica, Carlo Acutis, celebrada neste domingo (7/9) em Roma. “Era um jovem que utilizava a internet para propagar a fé. Que o exemplo dele inspire os jovens da nossa igreja e fortaleça nossas tradições”, disse.
Um dia de celebrações
As festividades começaram às 8h30 com a Missa de Abertura na Catedral. Às 10h foi celebrada a Missa Solene, seguida pelo tradicional repicar dos sinos ao meio-dia.
Ao longo do dia, os fiéis puderam adquirir o tradicional bolo da Padroeira, que traz uma medalhinha. A edição deste ano teve como tema “Mãe Peregrina de Esperança”, lembrando que Maria, ao caminhar com o povo, é sinal de confiança em Deus e de esperança para a cidade e para cada fiel.
Durante a tarde houve recitação do terço e bênção com o Santíssimo. Um dos momentos mais emocionantes foi a procissão de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pelas ruas, reunindo paróquias, movimentos e pastorais que carregaram suas bandeiras em sinal de unidade.
Na sequência, milhares de pessoas lotaram a Catedral de Curitiba para a missa de encerramento, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom José Antônio Peruzzo.
Durante a consagração, as luzes da Catedral foram apagadas e as velas dos fiéis acesas, criando um ambiente de fé e emoção.
Testemunhos de fé
Entre as milhares de pessoas que passaram nesta segunda-feira pela Catedral de Curitiba, Vilma dos Passos Oliveira era uma das mais emocionadas. Curada de um câncer na bexiga, ela não tem dúvidas de que a fé foi essencial no processo de cura.
“ Eu sempre venho e só agradeço. A gente que tem fé tem que vir nas celebrações por Nossa Senhora e ficar o dia inteiro”, afirma Vilma.
Para Roseli Antunes Ribeiro, a Catedral de Curitiba tem um significado especial porque foi o local onde ela batizou a filha há 43 anos. Desde então faz questão de participar das comemorações no dia da Padroeira. “Para mim é sempre uma oportunidade de reforçar a minha fé”, explicou.
Presenças
As celebrações reuniram também o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário de Comunicação Social, Marc Souza; os secretários de Estado Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável) e Guto Silva (Cidades); a deputada estadual Marcia Huçulak; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; os vereadores Lorens Nogueira e Carlise Kwiatkowski; o administrador regional do Portão Rodrigo Reis; o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Adenis Roberto de Oliveira; e o padre Marcos Honório.