O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, entregaram nesta quinta-feira (4/10), no Palácio 29 de Março, a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais à primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. A homenagem reconhece sua contribuição ao desenvolvimento de Curitiba e do Paraná, além do impacto de seu trabalho social na vida das pessoas.
O prefeito destacou que a homenagem é uma retribuição de Curitiba a personalidades da sociedade que apoiam a cidade.
“É uma grande alegria entregar nossa maior honraria municipal à Luciana, pelo olhar social que a primeira-dama do Estado tem com a nossa cidade, no apoio à Campanha do Agasalho, na arrecadação de brinquedos, no cuidado com as pessoas e famílias que mais precisam. O Estado sempre nos apoia por meio da primeira-dama”, disse Eduardo Pimentel.
Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a Ordem da Luz dos Pinhais é a maior honraria concedida pelo município e já homenageou 230 personalidades. Em 30 de outubro, outras 19 pessoas receberam a comenda. Com a entrega desta quinta-feira, Curitiba soma 231 agraciados.
O decreto que criou a comenda estabelece o Conselho da Ordem e critérios rigorosos para escolha dos homenageados, como conduta ilibada e ações relevantes em favor da cidade.
“Estou muito honrada, Curitiba foi a cidade que me acolheu quando cheguei aos 17 anos para estudar e foi onde estabeleci minha família. Já recebi o título de cidadã honorária do Paraná e agora recebo essa grande honraria. Quando eu podia imaginar, saída do Vale do Ribeira? É uma grande surpresa e alegria”, disse Luciana ao receber a medalha.
Políticas para mulheres
Nascida em Registro (SP), Luciana Saito Massa cresceu na zona rural em uma família de cinco irmãos e mudou-se ainda adolescente para Curitiba para estudar. É casada com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e mãe de Alana, Yasmin e Carlinhos.
À frente do gabinete da primeira-dama do Estado, lidera iniciativas nas áreas de família, políticas para mulheres, solidariedade, saúde e ações humanitárias, fortalecendo parcerias entre governo estadual, municípios e sociedade civil para ampliar o alcance das ações sociais no Paraná.
“Luciana tem uma trajetória que inspira e um compromisso verdadeiro com as pessoas. Seu trabalho transforma vidas e fortalece toda a rede de proteção social que Curitiba e os municípios valorizam muito”, destacou a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin.
Sobre a medalha
Inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, a medalha simboliza a força e a grandeza na construção da história de Curitiba. Banhada a ouro, traz a imagem de um homem de braços abertos diante de pinheirais, em referência ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A peça é sustentada por uma fita com as cores da bandeira da cidade: verde bandeira, com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.