Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Maior honraria municipal

Prefeito Eduardo Pimentel entrega comenda da Ordem da Luz dos Pinhais a 19 personalidades que fazem Curitiba avançar

Prefeito Eduardo Pimentel com a primeira-dama Paula Mocellin, entrega a Ordem Municipal da Luz dos Pinhais para o ex-prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo. Curitiba, 30/10/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, entregaram nesta quinta-feira (30/10), na Ópera de Arame, medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais a 19 personalidades que trabalham pelo desenvolvimento de Curitiba e pela promoção do bem comum.

A Ordem da Luz dos Pinhais é a maior honraria concedida pelo município. A cerimônia reuniu secretários municipais, gestores e lideranças da cidade.

Eduardo Pimentel destacou na abertura do evento que esse é um prêmio para homenagear homens e mulheres dos mais diversos segmentos da sociedade curitibana pelo seu trabalho e a diferença que fazem na vida das pessoas.

"Hoje nós entregamos essa medalha que, mais do que um título simbólico, representa o esforço de cada um de vocês no dia a dia da cidade de Curitiba. Representa a fé que salva, a ciência que cura, o trabalho que emancipa, a solidariedade que acolhe e a coragem que transforma. Esses são os pilares da homenagem para cada um de vocês aqui hoje”, disse o prefeito.

Instituída pelo Decreto Municipal 915 de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 211 personalidades. Com as 19 novas concessões deste ano, Curitiba soma 230 comendas entregues. 

O decreto que criou a Ordem da Luz dos Pinhais define o Conselho da Ordem e os critérios para a escolha dos homenageados. Entre os principais requisitos estão conduta ilibada e ações de relevância em favor da cidade.

O ex-prefeito e  secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, foi um dos  que receberam a comenda e falou em nome de todos os homenageados. “Tenho dentro de mim o sentimento paranista mais profundo que há de iluminar o peito de cada um  e cada uma dos homenageados. Homens e mulheres convidados a serem maiores que as araucárias”, afirmou Greca.

Sobre a medalha

Inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, a medalha representa força e grandeza na construção da história da capital. As peças são banhadas a ouro e trazem a imagem de um homem de braços abertos diante de pinheirais, referência ao Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba: verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Homenageados de 2025 com a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

  • Antônio Cirino Ferro - bispo da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
  • Arley Smanhotto - empresário
  • Caio César Silva de Castro - dermatologista
  • Cintia Simonetti - administradora e presidente da Associação Pia União de Santo Antônio – Pão dos Pobres
  • Costantino Roberto Frack Costantini - cardiologista
  • Cristina Hissami Muranobu Yano - coordenadora de Vigilância em Saúde no Distrito Sanitário Tatuquara
  • Jonatas Galhardo de Miranda Barbosa - coordenador da Central de Encaminhamento Social na FAS
  • José Álvaro Carneiro - diretor-corporativo do Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe
  • Leonardo Petrelli Neto - presidente executivo do Grupo RIC
  • Maria José de Oliveira dos Santos - catadora de produtos recicláveis
  • Marilena Indira Winter - advogada e procuradora do Município de Curitiba
  • Marta Rodrigues Ortiz - pedagoga
  • Miguel Krigsner - fundador do Grupo Boticário
  • Orlando Pessuti - ex-governador do Paraná
  • Paulo Salesbram - presidente do Sindaruc
  • Rafael Valdomiro Greca de Macedo – ex-prefeito de Curitiba e secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná
  • Ricardo Ramina - médico e fundador do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)
  • Sérgio Maeoka - fundador das Farmácias Nissei
  • Leônidas Edson Kuzma (Tico Kuzma) - presidente da Câmara dos Vereadores de Curitiba

Presenças

Participaram do evento os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; da Comunicação Social, Marc Sousa; do Meio Ambiente, Marilza Dias; de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho; do Urbanismo, Almir Bonatto; da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira; da Saúde, Tatiane Filipak.

Também compareceram o controlador-geral do Município, Bruno Herak Pandini; os presidentes do Ippuc, Ana Zornig Jayme; do Instituto Municipal de Administração (Imap), Beatriz Battistella; da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr; da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues; da Cohab Curitiba, André Baú; da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; da Curitiba S.A., José Lupion Neto; do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; e do Instituto Curitiba de Saúde, Marina Bueno; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; a assessora de gabinete do prefeito, Tatiana Turra; a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Maria Amarilla Acosta; o cônsul adjunto do Paraguai em Curitiba, Celso Santiago  Riquelme; os representantes  do consulado da Finlândia, Roseanne Lunardelli Salomon Fontana e Christianne Lunardelli Salomon; e o representante do consulado de Bangladesh, Marcelo Grendel Guimarães.

E ainda, os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis; do Tatuquara, Marcelo Ferraz; e do Cajuru, Agostinho Crepvile Filho. Da Câmara Municipal de Curitiba estavam os vereadores João da 5 Irmãos e Serginho do Posto.