Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Planejamento

Prefeito em exercício analisa projetos em andamento no Ippuc

Prefeito em exercício Eduardo PImentel visita as instalações do IPPUC - Curitiba, 20/11/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, avaliou os projetos em curso na cidade em reunião com a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na tarde desta quarta-feira (20/11).

"É muito bom visitar o Ippuc. Esta semana tenho a honra de estar no cargo de prefeito, mas quero fazer isso mais vezes. São reuniões que contribuem muito para o embasamento técnico”, disse Pimentel.

Na reunião, coordenada pela presidente do Ippuc em exercício e diretora de Planejamento do instituto, Rosane Knoll, foram detalhados os projetos e processos em andamento.

O diretor de Implantação, Sérgio Matheus, destacou o trabalho de captação de novos investimentos, entre eles os de R$ 250 milhões com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), cujo projeto de lei foi encaminhado à Câmara nesta quarta (20/11).

Os recursos serão utilizados numa série de obras na cidade entre pavimentação e requalificação de vias, alças de acesso na estação Tarumã da Linha Verde, requalificação do Moinho Rebouças e construção da Rua da Cidadania da CIC.

Outro ponto destacado por Matheus foi o do novo leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção da Linha Verde marcado para próxima quarta-feira (27/11).

A diretora de Projetos, Celia Bim, falou dos encaminhamentos dos projetos executivos para o Bairro Novo da Caximba e do Rosto da Cidade.

Liana Vallicelli, diretora de Informações, ressaltou o trabalho permanente de atualização da base de dados do Ippuc e a procura por informações do planejamento. Só neste ano, 1.250 visitantes do Brasil e Exterior estiveram no Ippuc para conhecer a experiência de Curitiba na área do planejamento.

Zoneamento

A presidente em exercício do Ippuc, Rosane Knoll lembrou da sanção da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, que passará a vigorar em 10 de abril de 2020 e dos trabalhos de regulamentação da legislação. “Trabalhamos agora, juntamente com a secretaria do Urbanismo, para a implantação do sistema de alvará eletrônico e na atualização da consulta amarela com os dados básicos da nova lei”, disse.

Os encaminhamentos do Projeto Inter 2 também foram apresentados a Eduardo Pimentel pela equipe de transporte, bem como estudos de novos binários pela coordenação do sistema viário do Ippuc.