Nem a chuva afastou o público que acompanhou, na noite desta quarta-feira (17/12), a estreia do Grande Concerto Musical de Natal no Memorial Paranista, no bairro São Lourenço. A apresentação gratuita integra a programação do Natal de Curitiba 2025 e segue até domingo (21/12), sempre às 19h30.
Previsto para começar no horário habitual, o concerto teve início por volta das 20h, após a equipe aguardar a melhora das condições climáticas. Como o chuvisco persistiu, foi necessária uma adaptação do espetáculo: a apresentação ocorreu em versão reduzida, apenas com vozes e piano, sem o uso dos instrumentos da orquestra, evitando possíveis avarias.
A estreia contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, que falou ao público antes do início do concerto e destacou o caráter democrático da programação natalina da cidade.
“Mesmo debaixo de chuva, este concerto nos lembra do verdadeiro espírito do Natal, que é união, esperança e fé. Ver as famílias reunidas, a cidade ocupada e parceiros como o Grupo Potencial apoiando a cultura reforça nosso compromisso com uma Curitiba que acredita na arte como força para aproximar pessoas e renovar caminhos”, afirmou o prefeito.
Representando o Grupo Potencial, patrocinador do espetáculo, o vice-presidente Carlos Hammerschmidt, acompanhado da esposa Isabela, ressaltou o apoio da empresa à cultura e a importância de manter o evento acessível à população.
“O Grupo Potencial é uma empresa fundada em 1954 e sempre valorizou o pilar social e cultural. Apoiar iniciativas como o Natal de Curitiba faz parte da nossa história. São esses momentos que ficam na memória das pessoas. É motivo de orgulho, porque nossa família sempre cultivou o espírito natalino, e é isso que queremos transmitir às famílias”, destacou.
Capas e guarda-chuvas
Na área externa do Memorial Paranista, o público acompanhou a apresentação com capas e guarda-chuvas. Algumas famílias chegaram cedo e decidiram ficar até o fim. Desde as 17h, Heloísa Mara Nogueira, acompanhada do marido Moacir, aproveitou as férias escolares para levar os netos Eduardo e Joaquim, de 3 e 7 anos, ao concerto.
“A gente faz questão de mostrar para eles que o Natal vai muito além do Papai Noel. É um momento de encontro, de música e de significado. Mesmo com a chuva, valeu muito a pena ficar”, contou Heloísa, enquanto protegia os netos durante a apresentação.
A noite também marcou a primeira visita ao parque da família de Gustavo e Aline Pilinski, que estavam com o filho Iuri, de 2 anos. Para eles, o clima natalino ajudou a tornar a experiência ainda mais especial.
“Foi a primeira vez que viemos ao parque, e escolher esse período do Natal deixou tudo ainda mais bonito. Essa época desperta sentimentos bons, traz uma energia diferente, principalmente quando estamos com nosso filho que curte tudo, pra ele tudo é diferente”, comentou Aline.
Presépio vivo
A escadaria do Jardim das Esculturas foi ocupada pelo coro, formado por cerca de 60 cantores, que deu forma cênica ao espetáculo. Sob a regência do maestro Alexandre Mousquer, o concerto conduziu o público por histórias da música natalina, com clássicos como Ave Maria, O Holy Night, Noite Feliz e Somewhere Over the Rainbow. O encerramento manteve o caráter simbólico, com a formação de um presépio vivo ao som de Hallelujah, de Händel.
Uma grande queima de fogos marcou o fim da apresentação e emocionou o público. Vinda de Minas Gerais, Débora Milene Ferreira esteve no local com a família. “Viemos só para isso, e não seria uma chuvinha que iria nos atrapalhar. É um momento bonito, que emociona e marca a memória das crianças”, comentou.
A estreia contou ainda com a presença do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr.; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; além de representantes do patrocinador Grupo Potencial, Gabrielly e Thomas Cantele, Paula Minetto e Diego Petri.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. Em caso de mau tempo, atrações ao ar livre do Natal de Curitiba (inclusive os brinquedos, como carrosséis, trenzinhos e roda-gigante) podem ser suspensas, canceladas ou adiadas. Também há algumas apresentações que podem ser transferidas para locais cobertos. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.