Ir para o conteúdo
banner

Tradições gaúchas

Prefeito Eduardo Pimentel participa da Abertura da 62ª Semana Farroupilha

Prefeito Eduardo Pimentel participa da abertura da 62ª Semana Farroupilha, no CTG Vinte de Setembro. Curitiba, 14/09/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel participou, neste domingo (14/9), da Abertura da 62ª Semana Farroupilha, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro, localizado no bairro do Pinheirinho. 

A Semana Farroupilha celebra a Revolução Farroupilha, movimento ocorrido em 1835 no Rio Grande do Sul, que é símbolo da identidade e cultura gaúcha, celebrando a luta por liberdade, igualdade e humanidade.


O prefeito foi convidado a hastear a bandeira de Curitiba durante a cerimônia de abertura, que contou com a “chama crioula” sendo trazida por um grupo de cavaleiros e amazonas para a sede do CTG. O prefeito também recebeu dos patrões do CTG, José Bronholo e Valdir Azevedo, um certificado de reconhecimento pelo trabalho que faz por Curitiba e pela divulgação das tradições nativistas.

O prefeito agradeceu ao CTG, por abrir suas porteiras a toda a comunidade de Curitiba para audiências públicas e diversos eventos do interesse de toda a cidade. 

“Há anos faço questão de vir aqui na abertura da Semana Farroupilha para mostrar meu respeito e admiração por vocês, que mantêm esta tradição tão bonita”, afirmou Eduardo Pimentel

A Semana Farroupilha trará até o dia 23/9, diversas atrações musicais, de dança, palestras e jogos, exaltando a cultura gauchesca. Também está sendo celebrado o 63º aniversário do CTG 20 de Setembro, o mais antigo no estado do Paraná.

Presenças

O evento, que contou com a Banda Lyra para a execução dos hinos e de músicas tradicionais, contou com com as presenças da deputada estadual Márcia Huçulak, dos vereadores Tico Kuzma e Tiago Zeglin e da administradora regional do Pinheirinho, Janaina Lopes Gehr.