Eduardo Pimentel recebeu, nesta quarta-feira (30/4), Cristian Morales, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil. Durante a reunião, conversaram sobre as políticas públicas de Saúde de Curitiba, especialmente as focadas nos cuidados aos idosos. Foi debatida a importância de parcerias entre o município, estado e organismos internacionais como a OPAS para serem traçadas estratégias e ações mais eficazes na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Uma das ideias debatidas é fazer de Curitiba - que desde 2023 é considerada pela OPAS como integrante da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa devido aos serviços e estruturas inclusivos aos cidadãos de mais idade - um polo de referência internacional de políticas de estado no setor. Um dos exemplos dados foi a excelência do Hospital do Idoso Zilda Arns, que possui 98% de satisfação dos atendidos. Eduardo reforçou o compromisso da cidade em acolher e promover as pessoas idosas. ”Nós somos uma gestão comprometida com a inclusão da pessoa idosa na cidade de Curitiba.”
Eduardo Pimentel, prefeito.Também falaram que Curitiba, além dos cuidados médicos, fornece às pessoas de maior idade várias estruturas que facilitam o dia a dia, tais como calçadas com acessibilidade, oferta de atividades culturais, educacionais, espaços de convivência e outras.
Participaram do encontro Tatiane Filipak, secretária municipal da Saúde; Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba; Jane Sescatto, superintendente de Gestão em Saúde; e Pia Carrasco, esposa de Morales. Representando a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), compareceram a secretária Leandre Dal Ponte; Diego Buligon, diretor Geral; e Larissa Marsolik, diretora de Políticas para Pessoa Idosa.