Ir para o conteúdo
Planejamento urbano

Prefeito conhece novos projetos do Ippuc e alinha prioridades

Prefeito Eduardo Pimentel com a presidente do Ippuc, Ana Jayme, e equipe técnica, discute projetos para a cidade no Ippuc. Curitiba, 05/02/2026. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Texto: Anna Paula Franco

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

O prefeito Eduardo Pimentel liderou, nesta quinta-feira (5/2), reunião técnica de alinhamento com a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Na oportunidade, a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, conduziu a apresentação do status de diferentes projetos elaborados pelo Instituto para soluções do sistema viário e intervenções na paisagem urbana. Também estiveram na reunião Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas; Marc Sousa, secretário de Comunicação Social; Tatiana Turra e Bruno Vilela, da assessoria do Gabinete do prefeito; e a diretoria do Ippuc.

Eduardo Pimentel pediu celeridade nas execuções de curtíssimo e curto prazos, que já estão com projetos executivos adiantados, recursos em negociação e em fase de licitação e entrega. A Rua da Memória, que será construída na Travessa Nestor de Castro e vai ligar a Casa da Memória ao Memorial Curitiba em um museu interativo, tem previsão de publicação da licitação em setembro de 2026 e conclusão da obra no final de 2027. A segunda fase do projeto, a trincheira da Nestor de Castro, está em desenvolvimento pelo Ippuc. 

Outro projeto que está sendo encaminhado para orçamento é a requalificação da Rua Conselheiro Laurindo, na quadra em frente ao Teatro Guaíra, no Centro. O trecho será integrado com a Praça Santos Andrade, com intervenções para circulação de pedestres e valorização da paisagem urbana e do patrimônio histórico.

Ainda na região central, também foi definido o local de instalação da estátua do arquiteto Jaime Lerner, na área de convivência do calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao chafariz na quadra entre a Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Dr. Muricy. A instalação está prevista para as comemorações do aniversário da cidade, no fim de março.   

O prefeito também aprovou a proposta da calçada rebaixada na Praça Pirata Zulmiro, no Vista Alegre. Para garantir acessibilidade e evitar corte de árvores, será executado um passeio rebaixado entre as árvores, permitindo um mirante de observação da área de lazer, na mesma identidade arquitetônica da Praça Barcelona, localizada em frente. A previsão é incluir a execução nas obras do Inter 2 na região.