Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura e esporte

Prática da capoeira irá ganhar espaço exclusivo em escola do Bairro Novo do Caximba

Representantes do grupo Arte & Raça e equipe técnica visitam obras do novo espaço de capoeira na Escola Joana Raksa, no Caximba. Curitiba, 05/08/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A capoeira, expressão cultural importante no Caximba, está prestes a ganhar um novo espaço de valorização e prática. Uma área dedicada a ela está em construção na Escola Municipal Joana Raksa, como parte das ações socioculturais do projeto Bairro Novo do Caximba, conduzido pela Prefeitura de Curitiba com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

A criação do espaço dentro da escola é uma das medidas previstas para proteger e promover o bem imaterial da capoeira no território, reconhecendo sua importância na formação cultural e cidadã das crianças e jovens da região. O local será utilizado para atividades regulares que seguirão diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação, integrando a capoeira aos projetos escolares, ao cotidiano dos estudantes e à comunidade escolar.

Representantes da Associação de Capoeira Arte & Raça, tradicional no bairro e parceiro do projeto, visitaram o canteiro de obras da escola nesta terça-feira (5/8), para acompanhar o andamento dos trabalhos e contribuir com sugestões de ajustes técnicos. Durante a visita, eles ressaltaram a importância do novo espaço como forma de garantir a continuidade e o respeito à tradição da capoeira.

“Preservar a capoeira é preservar nossa história, nossa resistência e nossa identidade. Ter um espaço como esse dentro da escola é um avanço enorme, porque aproxima as crianças desde cedo à prática”, afirmou mestre Emílio, do grupo Arte & Raça.

A diretora da escola, Katlen Scholze da Rosa, destacou o valor pedagógico da iniciativa. “A construção desse espaço pode trazer valores como respeito, expressão corporal e pertencimento, além de fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade do Caximba.”

Além da estrutura na escola, o projeto também prevê a implantação de um segundo espaço dedicado à capoeira na praça da rua do comércio. A área será voltada às rodas abertas à comunidade, promovendo a convivência, o acesso à cultura popular e o uso qualificado dos espaços públicos.

O projeto

As iniciativas fazem parte do conjunto de salvaguardas socioculturais do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, que está transformando uma região do bairro com obras de infraestrutura, reassentamento de famílias, recuperação ambiental e ações integradas nas áreas de educação, cultura e participação social.

As obras têm o financiamento da AFD, com contrapartidas do município. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), na área ambiental e de obras, e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na área social.