Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras

Pracinha do Batel já está maior e mais bonita

As obras de revitalização da praça Miguel Couto, a pracinha do Batel, estão em fase de acabamento. A previsão é terminar os trabalhos até terça-feira, dia 31. Curitiba, 25/07/2007 Foto: Maurílio Cheli/SMCS

As obras de revitalização da praça Miguel Couto, a pracinha do Batel, estão em fase de acabamento. A previsão é terminar os trabalhos até terça-feira, dia 31. Os serviços estão concentrados no paisagismo, semáforos, nova sinalização e recuperação do asfalto na avenida Batel e na rua Gonçalves Dias. Estão prontos os sistemas elétrico e hidráulico para instalação de um módulo da Guarda Municipal e de um café. A pracinha já está maior e mais bonita, com 295 metros quadrados a mais de área.

A revitalização não alterou os principais elementos arquitetônicos e urbanísticos da praça, como o pergolado e as bancas de jornal e de flores. Foram mantidos todos os elementos históricos da praça, como o busto do Barão do Cerro Azul, garantido a caracterização do patrimônio cultural.

As mudanças na praça fazem parte da reformulação do sistema viário na região, que forma o binário Água Verde/ Bigorrilho. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham na colocação de floreiras suspensas, vasos e plantio de flores no jardinete. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão fazendo o recapeamento da avenida Batel e da rua Gonçalves Dias, nos trechos próximos da praça. Também está prevista a mudança do ponto de ônibus na frente do Hospital Santa Cruz. Neste fim de semana, serão feitas a sincronia dos semáforos e a pintura da sinalização horizontal.

As obras na praça Miguel Couto agradaram a pedestres e moradores da região. Para a nutricionista Elaine Souto, 31 anos, a revitalização da pracinha do Batel era necessária. "Antes, a praça era muito fechada e mal freqüentada. Agora está bem colorida e bonita, com as novas flores, o arco pintado e os novos bancos", afirma. Mesma opinião tem a dona de casa Paula Gomes, 34 anos. "Falavam que a praça perderia a beleza, mas aconteceu o contrário. Ela ficou encantadora", diz.

As melhorias não ficaram apenas no paisagismo. O motoboy Justino Furquim, 49 anos, considera que o trânsito ficou melhor. "Há oito anos passo pela praça e tinha que dar uma volta enorme, quando não ficava preso no congestionamento. Com esta obra, o trânsito está bem mais rápido e fácil", diz.

O entregador Edenilson Bueno, 40 anos, diz que a revitalização da praça facilitou seu trabalho. "Antes era muito perigoso e estressante passar por aqui, agora temos uma excelente rua que não interferiu na beleza da praça", afirma.

Com a mudança, a iluminação foi reforçada e mais bancos foram instalados. "O ambiente da praça ficará muito mais propício à circulação de pessoas e, principalmente, ao convívio social", diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto.

Para que os carros não cruzem a praça em alta velocidade, a pista foi feita com uma elevação de 10 centímetros acima do nível do asfalto, com blocos de concreto intertravado. E as faixas de pedestres foram reforçadas em toda a região.