Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novidade

Com Praça de Barcelona, Curitiba ganha mais um cartão postal

Inauguração Praça Barcelona Vista Alegre Curitiba, 25/10/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin, inaugurou, neste sábado (25/10), a Praça de Barcelona, um novo espaço de lazer e contemplação com vista privilegiada para a Serra do Mar. Localizada na rotatória da Rua Jacarezinho, no bairro Vista Alegre, a praça é uma homenagem à cidade de Barcelona, na Espanha.

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância da praça como símbolo de renovação e pertencimento.

“Esta praça vem para transformar um espaço que antes estava deteriorado em um novo ponto de encontro, lazer e turismo. Há dois anos, em Barcelona, Curitiba foi reconhecida como a cidade mais inteligente do mundo por suas ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Esta homenagem celebra esse reconhecimento e reforça o nosso compromisso com uma cidade cada vez mais acolhedora e inovadora", afirmou o prefeito.

Foi em Barcelona que Curitiba recebeu, em 2023, o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”, pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente promovidos pela Prefeitura, voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental. A praça recebeu um monumento especial, uma réplica ampliada da estatueta do prêmio recebido na ocasião.

Com 2.600 m², a Praça de Barcelona abriga um mirante construído em estrutura metálica semelhante ao da Ópera de Arame, aproveitando a topografia natural do terreno. O local conta, ainda, com bancos voltados para a paisagem da Serra do Mar e uma imponente araucária preservada, que se tornou símbolo do projeto. A concepção arquitetônica é de Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, comemorou o novo espaço entregue à cidade, que agora tem 1.164 praças.

“ Curitiba é a cidade de todos os povos e o lugar de encontro dos povos são as praças. Hoje, além da entrega desse lindo espaço, também comemoramos o plantio da árvore número 130 mil”, disse Marilza.

O Prefeito Eduardo Pimentel fez o plantio da árvore de número 130 mil da cidade acompanhado da dona Rosarita Drischel, de 88 anos. Foi o pai dela que há 80 anos plantou a araucária que fica na Praça de Barcelona.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca,  destacou que a nova praça fica na linha do horizonte da Serra, e o fato da praça ter um monumento em alusão ao prêmio recebido por Curitiba em Barcelona, em 2023. “Temos a praça com uma escultura que é uma réplica do troféu conferido à cidade mais inteligente do mundo para que ninguém se esqueça de quanto Curitiba foi prestigiada aos olhos do mundo”,  afirmou Greca.

A embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, veio de Brasília para a inauguração e ressaltou a importância do nomes das ruas e praças. “Ter essa praça nomeada Barcelona é um reconhecimento da estreita relação da cidade de Curitiba com a Espanha”, disse.

Autoridades e visitantes puderam acompanhar apresentações do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná e na sequência o descerramento da placa que está junto à Escultura Prêmio World Smart City Awards.

Praça aprovada

No dia da inauguração, a população já começou a prestigiar o novo espaço, que promete se tornar um dos principais cartões-postais de Curitiba.

O consultor de informática, Luiz Gustavo Oliveira Pinheiro dos Santos, mora no Pilarzinho há mais de 20 anos e elogiou a Prefeitura por ter concluído a Praça em um curto espaço de tempo.

“Como cidadão a gente fica bem contente. Por isso fiz questão de trazer toda a minha famílias para conhecer esse espaço que ficou muito bonito”, comenta Luiz.

A corretora de imóveis, Vanessa Maria da Conceição, estava com o marido e a filha apreciando a paisagem da Praça de Barcelona. Eles vieram do bairro Pinheirinho para conhecer o novo ponto turístico da cidade.

“ Até pela minha profissão, gosto de conhecer as novidades em cada região da cidade. Fizemos questão de prestigiar esse novo espaço e apreciar toda essa natureza tão linda”, diz a corretora.

Presenças

Estiveram presentes na inauguração, ainda, o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Dom Pablo Montesino-Espartero; a cônsul honorária da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco; o cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, María Amarilla Acosta; o cônsul-geral interino do Japão Rei Oiwa, o vice-cônsul de Portugal em Curitiba, André Bandeira; o diretor do instituto Cervantes em Curitiba, Juan Manuel Casado Ramos; o secretário das cidades do Paraná, Guto Silva; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, o chefe do escritório do Ministério de Relações Exteriores  no Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; o diretor do iCities, Beto Marcelino; o assessor-chefe do cerimonial e relações Internacionais, Rodolpho Feijó; o secretário municipal de Segurança Alimentar e nutricional, Leverci Silveira Filho; o secretário municipal de Urbanismo, Almir Bonatto; a secretária municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o presidente da Câmara de Vereadores, Tico Kusma; e os vereadores Serginho do Posto e Sargento Tania Guerreiro; o administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos e o administrador Regional Portão, Rodrigo Reis,