Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
BRT Leste/Oeste

Pavimentação em canaleta bloqueia cruzamento no Cajuru a partir de segunda-feira

A partir das 9h desta segunda-feira (12/5), o cruzamento da Avenida Florianópolis com a Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, será bloqueado para obras de pavimentação em concreto da canaleta exclusiva do transporte coletivo. A intervenção faz parte do conjunto de obras do novo BRT Leste/Oeste, uma das principais iniciativas de mobilidade urbana em andamento em Curitiba.

Motoristas que trafegam pela Avenida Florianópolis no sentido bairro e desejam atravessar a Engenheiro Costa Barros deverão virar à direita na Rua Paulo de Frontin ou na Rua José Fabiano Barcik, seguindo até a Sebastião Marcos Luiz. A partir dali, devem virar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi para então retornar à Avenida Florianópolis após o bloqueio.

Para quem segue pela Avenida Florianópolis em direção à BR-277, a orientação é virar à esquerda na Rua Capitão Guilherme Bianchi ou na Rua Aracaju, acessando a Rua Niterói. Depois, é possível seguir pela Rua José Fabiano Barcik ou Paulo de Frontin, contornando a interdição.

Motoristas que precisam acessar a via calma (faixa lateral das canaletas) poderão fazê-lo normalmente, virando à direita a partir da Avenida Florianópolis. Não haverá bloqueio para essas faixas.

O local estará sinalizado com barreiras, cones, cavaletes e placas para orientar motoristas. A passagem de pedestres e ciclistas será preservada, com a instalação de cerquites e sinalização de caminhos seguros.

A intervenção no cruzamento tem previsão de término em 12 de junho, data que pode ser ajustada conforme o andamento dos serviços e as condições climáticas no período.

BRT Leste/Oeste

O BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento de US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB). O projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, conectando o CIC Norte a Pinhais, além de um ramal entre o Tarumã e o Cajuru.

Além das canaletas, o programa inclui o reposicionamento de estações-tubo, a implantação de 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização, com foco na integração entre modais, segurança e conforto para os usuários do transporte coletivo e para quem se desloca a pé ou de bicicleta.