Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Todo renovado

Passeio Público tem atrações gratuitas de segunda a segunda

Passeio Público tem atrações gratuitas de segunda a segunda. - Na imagem, Alison da Silva Ventura e Felipe de 2 anos. Curitiba, 13/01/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Revitalização, carrossel, trenzinho elétrico  e, desde a semana passada, Verão Curitiba 2020. De segunda a segunda, o que não faltam são bons motivos para conhecer ou redescobrir o Passeio Público, no Centro. O primeiro parque da capital abre, durante o verão, todos os dias e duas outras atrações, o terrário, com seus 40 lagartos e serpentes do mundo todo, e o aquário, com mais de 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da Amazônia e África, também são imperdíveis.

Morador do Teófilo Otoni (MG), o casal Lucas Rodrigues, 30 anos, e Isadora Matos Silva, 30 anos, ficou encantado com as atrações do Passeio Público e esperou pacientemente o filho, Caio, de 8 anos, dar várias voltas no trenzinho elétrico, uma das atrações do local até o dia 29 de março, quando serão comemorados os 327 anos de Curitiba.

"O parque está muito bonito e bem cuidado. Agora a gente vai ver os bichos e depois levar o Caio para passear de carrossel", contou Rodrigues, citando a outra atração do Passeio público para moradores e turistas até o fim de março. 

Gratuito, o carrossel em estilo italiano recebe crianças de até seis anos e encanta a todos por seus detalhes rebuscados e iluminados, compartimentos que lembram as "xícaras malucas" dos parques de diversão e, é claro, os tradicionais cavalinhos. São 34 cavalinhos e quatro xícaras malucas. Já o trenzinho elétrico, também com entrada franca, pode levar até 22 crianças. As duas atrações têm patrocínio da Rede de Supermercados Condor e abrem de segunda a sexta, das 13h às 20h; e sábados e domingos, das 9h às 20h.

De Colombo, na grande Curitiba, Divanildo Custódio, 31 anos, soube no início de janeiro que o trenzinho e o carrossel ficariam mais três meses no Passeio Público - inicialmente, os dois brinquedores funcionariam até 6 de janeiro - e resolveu trazer a filha Luna Beatriz, 3 anos, antes do fim das férias da família.

"Quando falei dos brinquedos, ela não parou de me pedir para vir", recordou ele, que elogiou muito o cuidado do parque, todo revitalizado pela Prefeitura em novembro. 

A dona de casa Andressa Lucindo, 31 anos, é da capital e foi ao Centro fazer compras. Ao passar pelo Passeio Público, ela acabou cedendo aos pedidos do filho Edu Lucindo Felizari, 4 anos, para entrar e dar uma volta no carrossel. "Nos divertimos muito, pois eu pude ficar ao lado dele, que é muito pequeno", disse ela, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de oferecer a atração entre o período de Natal e março deste ano. 

Verão Curitiba

Ailson da Silva Ventura, 42 anos, também acompanhou o filho, Felipe, de 2 anos, na diversão no carrossel. "Agora, nas férias, a gente busca ficar com ele e encontrar programas. Os brinquedos aqui do Passeio Público são muito legais", afirmou o pai, que pretende trazer o menino ao local para participar também das atividades do Verão Curitiba 2020.

Até 16 de fevereiro, o Passeio Público e mais cinco outros parques da cidade (Bacacheri, Barigui, Passaúna, Náutico e Lago Azul) estão oferecendo atividades gratuitas do Verão Curitiba 2020.

Circuito infantil de bicicleta, xadrez gigante, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar, pintura no papel kraft, tênis de mesa e brinquedos inclusivos são algumas das atividades oferecidas. A programação ocorre de terça a domingo no Passeio Público e, sábados e domingos, nos demais parques, sempre das 14h às 18h.