Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e Lazer

Passeio Público recebe primeiro parque de Curitiba adaptado para crianças com deficiência

O Passeio Público de Curitiba ganhou nesta terça-feira (22) o primeiro playground adaptado para crianças com deficiência de Curitiba. Curitiba, 22/09/2015 - Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Ouça

0

1/5

O Passeio Público de Curitiba ganhou nesta terça-feira (22) o primeiro playground de Curitiba adaptado para crianças com deficiência. A entrega marca as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O prefeito Gustavo Fruet participou do ato de entrega e disse que a iniciativa faz parte de uma política pública de inclusão.

“É um ato importante para mostrar que esta é uma tendência sem volta. Nós queremos que este tipo de equipamento se espalhe por todos os parques da cidade. A partir de agora, os parques que forem entregues já terão este equipamento de inclusão”, disse o prefeito.

O espaço no Passeio Público tem três brinquedos: um balanço adaptado para pessoas que usam cadeira de rodas, doado pelo Rotary Club de Curitiba; uma mesa de areia e um painel com xilofone e jogo da velha. Os dois últimos brinquedos foram desenvolvidos na oficina da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Os equipamentos inclusivos ficam ao lado dos brinquedos comuns, para que todas as crianças brinquem juntas.

“Esta iniciativa representa uma mudança muito grande na visão da administração pública, que antes tinha o foco no concreto e agora passa a olhar mais as pessoas”, disse o secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.

As secretarias municipais do Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência também participam do projeto.

“É um momento simbólico que marca o início de uma política para a instalação de brinquedos inclusivos nos parques de Curitiba. Temos que agradecer a todos os que se empenharam e, principalmente, ao prefeito que foi o grande incentivador desta iniciativa”, disse a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo.

Parceria

A instalação do parquinho com brinquedos adaptados é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Rotary Club e o projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade).

A ideia surgiu e se consolidou a partir de um projeto idealizado por Shirley Ordônio, do projeto LIA, cuja filha, Letícia, tem deficiência.

“É o início da realização de um sonho, o começo de uma caminhada que fará com que crianças com deficiências possam brincar juntas com outras sem deficiência. Fala-se muito de trabalho de inclusão no trabalho e na educação, mas muito pouco do lazer. Toda criança gosta de brincar. Espero que a ideia se espalhe para toda a cidade”, disse.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, os vereadores Paulo Salamuni, Luiz Felipe Braga Côrtes, Julieta Reis, Pier Petruziello, Zé Maria, e representantes do Rotary Club de Curitiba.