Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção de vulneráveis

Palestra vai orientar público a identificar violência contra as crianças com deficiência

Palestra vai orientar público a identificar violência contra as crianças com deficiência.

Como identificar e denunciar situações de violência contra a criança e o adolescente com deficiência é o assunto da palestra que o delegado titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Rodrigo Rederde, fará nesta quarta-feira (24/4), a partir das 14h, no Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD) da Prefeitura.

Os esclarecimentos interessam a pais e cuidadores de pessoas nessa faixa etária com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e transtorno do espectro autista. Em 2022, segundo relatório da Secretaria Municipal da Saúde, crianças e adolescentes com deficiência foram vítimas de 779 casos de violência. Isso representa 17,7% dos 4.382 casos registrados.

O Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência é um dos órgãos aos quais a comunidade pode recorrer em casos de suspeita ou risco, oferecendo atendimento jurídico e psicossocial grátis. Agressão intencional contra crianças e adolescentes com deficiência e omissão na oferta de atendimento básico a elas – como cuidados médicos, de higiene, alimentação e frequência escolar - são alguns exemplos de violência.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (41) 3221-2274 ou e-mail czem@curitiba.pr.gov.br . O auditório onde vai acontecer a palestra oferece 50 lugares.

Serviço: palestra Violência contra crianças e adolescentes com deficiência

Data: 24/4 (quarta-feira), às 14h
Local: Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei)
Inscrições pelo (41) 3221-2274 ou czem@curitiba.pr.gov.br.