Texto: Franco Iacomini Junior
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Franco Iacomini
Prefeitura de Curitiba
A Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba inicia na próxima semana a nova temporada do programa Música pela Vida, que prevê apresentações gratuitas em hospitais, centros comunitários e asilos da cidade. Com um repertório vibrante e motivacional, o grupo ajuda na promoção da saúde e do bem-estar por meio da música erudita.
As apresentações começam na terça-feira (28/4), pelo Hospital de Idosos Zilda Arns. Na quarta-feira (29/4), o grupo passa pelo Pequeno Príncipe, e na quinta-feira (30/4), no Asilo do Tarumã, sempre sob a direção musical do violinista Winston Ramalho.
Ao longo do ano, coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba farão nove apresentações como parte do programa Música pela Vida.
Como são as apresentações
Os concertos são curtos, com duração aproximada de 25 minutos a meia hora, programados para não prejudicar a rotina das instituições de atendimento à saúde onde são realizados.
O repertório também é diferente daquele que a orquestra apresenta em locais como a Capela Santa Maria. “São peças mais leves”, define Francisco Silva de Freitas Junior, coordenador da Orquestra. “Tocamos clássicos mais populares ou populares mais clássicos.”
Entre os clássicos, a escolha recai sobre peças como Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a Pequena Serenata Noturna, de Wolfgang Amadeus Mozart. Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Carinhoso, de Pixinguinha, encerram o programa – sempre com o público cantando junto.
“São concertos muito bonitos, com um público sempre participativo”, diz Freitas. “E para os instrumentistas é gratificante, porque o contato com as pessoas é muito direto. É diferente de um teatro, nessas apresentações do Música pela Vida nós tocamos muito perto do público.”
Concerto nas igrejas
Além dos concertos em hospitais, a Camerata Antiqua de Curitiba também faz séries especiais de apresentações gratuitas em igrejas, atendendo à proposta de democratizar o acesso à música erudita. Neste ano, o programa Concertos nas Igrejas começa em setembro e tem 11 datas já agendadas, em oito igrejas católicas e três protestantes.