Orientações comportamentais, como se portar em uma entrevista de emprego, como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho, dicas de cursos e qualificações gratuitas oferecidas pela Prefeitura foram alguns dos temas das lives promovidas, nesta terça-feira (19/10), no primeiro dia da Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+.
As ações on-line foram transmitidas pelo canal do YouTube da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba e continuam nesta quarta-feira (20/10). Veja a programação abaixo. Na quinta-feira (21/10), as lives serão transmitidas pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão.
Essa é a primeira vez que a Prefeitura promove uma semana da empregabilidade voltada exclusivamente para a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo). A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos - Políticas para a Diversidade Sexual, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Fundação de Ação Social (FAS) - Trabalho e Secretaria Municipal da Comunicação Social.
“A pandemia afetou muita gente na questão do emprego. Com a Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ queremos proporcionar momentos de atualização e qualificação profissional. Orientar como as pessoas podem buscar essa qualificação de forma gratuita”, explicou o assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Ruthes.
Durante as lives desta terça-feira (21/10) foram apresentadas informações sobre o programa Liceu de Ofícios, que nos últimos quatro anos já certificou cerca de 130 mil pessoas, e como acessar o Portal Aprendere da Prefeitura, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional.
Dúvidas sobre os cursos ou outras informações sobre empregabilidade para a população LGBTI+ podem ser enviadas para o e-mail: diversidade@curitiba.pr.gov.br.
Acessível
Todas as lives da Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ têm uma janela com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que deficientes auditivos possam acompanhar. As interpretações desta terça-feira (19/10) foram feitas por Sandra Mara Mathias e Lidiane Rozendo Fernandes dos Santos, da Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A programação segue nesta quarta-feira (20/10), com a live das 10h às 11h: O Mercado de Trabalho está Pronto para te Receber? O que Podemos Fazer para Criar um Mercado de Trabalho Inclusivo?. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da FAS.
Na quinta-feira (21/10) a programação da Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ termina com quatro lives diferentes. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão.
Programação
Transmissão pelo canal do YouTube da FAS
Dia 20
10h às 11h - O mercado de trabalho está pronto para te receber? O que podemos fazer para criar um mercado de trabalho inclusivo?
Transmissão pelo canal do YouTube do Vale do Pinhão
Dia 21
10h às 11h - Painel com Helton Araújo da hamburgueria Hamburgay e Gabriel Castro da padaria O Pão que o Viado Amassou, mediadora Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
14h às 14h20 - Apresentação do Espaço Empreendedor, com Leticia Justus, coordenadora do Curitiba Empreendedora da Agência Curitiba
14h às 14h40 - Apresentação do Programa Empreendedora Curitibana, com Cibia Gimenez, gestora de Projetos na Agência Curitiba
14h40 às 15h - Apresentação do Programa Bom Negócio, com Daniela Delpuente, coordenadora do Programa Bom Negócio na Agência Curitiba