Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Maio Amarelo

Operação fiscaliza transporte de produtos perigosos na Linha Verde

Fiscalização de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos coordenada pela Defesa Civil de Curitiba, na Linha Verde, no Pinheirinho. Curitiba, 25/05/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Uma operação conjunta fiscalizou na manhã desta quinta-feira (25/5) veículos que transportavam produtos perigosos pela Linha Verde, no Pinheirinho. A ação é uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a Prefeitura de Curitiba. A iniciativa também integra as atividades do Maio Amarelo, mês dedicado à promoção da segurança no trânsito.

Durante a fiscalização, 13 caminhões que transportavam produtos perigosos foram abordados, sendo que seis deles foram notificados por apresentarem irregularidades.

O guarda municipal Rodrigo Alípio, chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba, explica que essa é a primeira vez que a operação é realizada na Linha Verde, rodovia que cruza a cidade. Segundo ele, o município foi o responsável pela organização e logística da operação que também era uma demanda da ANTT.

 “A intenção é prevenir acidentes e garantir a segurança das pessoas que circulam pela Linha Verde, além de orientar o motorista de que é preciso respeitar e cumprir a legislação vigente” destacou Alípio.

Entre os itens fiscalizados estão a documentação necessária para esse tipo de transporte, as condições do veículo e de armazenamento da carga, a sinalização de acordo com a norma, a existência de equipamentos de proteção individual e para situações de emergência.

Equipes da Defesa Civil de Curitiba, Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito (Setran) participaram da fiscalização que envolveu ainda o Conselho Regional de Química do Paraná (CRQ) e o Corpo de Bombeiros, totalizando cerca de 20 profissionais.

Iniciativa

Em 2023, o Maio Amarelo completa dez anos no Brasil e mais uma vez coloca em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

O movimento internacional teve início em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela, nesse caso, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.