Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Centro Histórico sem Drogas

Operação desmantela quadrilha com 13 suspeitos de tráfico de drogas

Quadrilha que operava tráfico no Centro Histórico é desmantelada. - Na imagem, o superintendente da GM, Carlos Celso dos Santos Junior. Curitiba, 19/11/2019. Foto: Divulgação

 

Treze pessoas suspeitas de tráfico foram presas na operação Centro Histórico sem Drogas, deflagrada em conjunto pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e pela Polícia Civil. Foram dois meses de investigação feita pelo setor de inteligência da Defesa Social e pelo 1º Distrito Policial (DP).

A quadrilha tinha a participação de homens e mulheres (algumas gestantes), cada um com função específica no crime.

“As imagens das câmeras de segurança da Guarda Municipal comprovam como era o modus operandi dessa organização criminosa: os que atuavam como vigilantes, os que distribuíam a droga, os vendedores e os responsáveis pela contabilidade da atividade ilegal”, explica o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Além dos 13 presos, que foram indiciados por tráfico de drogas e associação ao tráfico, três integrantes da quadrilha estão foragidas. Nesta segunda-feira (18/11), durante abordagens realizadas em praças e ruas do Centro Histórico, outros dois homens com mandado de prisão em aberto foram presos pela Guarda Municipal.

O delegado Danilo Zarlenga pontua que essa foi apenas a primeira fase da operação conjunta entre as forças de segurança. “Nosso trabalho de repressão ao tráfico na região vai continuar. Foi um trabalho muito bem feito, de dois meses de investigação intensa”, afirma ele.

Operação Natal

O trabalho desta segunda-feira foi uma preparação para a Operação Natal da GM, que reforça o efetivo nos pontos com grande aglomeração de pessoas e onde o comércio ficará aberto até mais tarde.

“Agora a Guarda Municipal vai continuar fazendo um trabalho ostensivo nas praças da cidade e, nos próximos dias, lançamos a Operação Natal, que neste ano tem o lema de Centro Histórico sem Drogas, para que a gente possa dar mais segurança ao curitibano”, pontua o secretário Rangel.

Para a Operação Natal, as equipes serão reforçadas e contarão com 190 novos guardas municipais que estão terminando o curso de formação.

“Esses novos profissionais vão trabalhar em todo o Centro e nos bairros, onde o movimento também aumenta nessa época natalina”, acrescenta o superintendente da GM, Carlos Celso dos Santos Junior.