Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

Ônibus Lilás passa na US Trindade II com serviços de atenção à mulher

Ônibus Lilás passa na US Trindade II com serviços de atenção à mulher. Foto: Divulgação

O Ônibus Lilás chegou nesta quarta-feira (12/6) à Unidade de Saúde Trindade II, no Cajuru, e levou a campanha Vire a Página, com informações sobre violência doméstica, exames de saúde e orientação à empregabilidade para mulheres.
No ônibus, as mulheres receberam gratuitamente atendimento social, onde também é feito o acolhimento de denúncias e dadas orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha. E foram ofertados, testes rápidos de sífilis. O resultado do exame fica pronto em cerca de 20 minutos.

Discussão relevante

Além dos serviços prestados no ônibus, a unidade também montou uma tenda com orientações odontológicas e, na sala de espera dos atendimentos, criou uma agenda de palestras para os usuários, com os temas de prevenção à violência contra a mulher.

“É muito importante trazer essa discussão para perto da população. Muitas pessoas ainda não sabem o que é um ato de violência, ou como denunciar”, disse a confeiteira Luana Schoenherr, 24 anos. 


Ela acompanhou uma palestra sobre a expressão dos sentimentos nos ambientes familiares enquanto aguardava um atendimento para a filha Maria Luiza, de 5 meses.

Ação intersetorial

O supervisor do Distrito SanitárioJohn Fitzgerald Kenedy Novak destacou que essa ação, uma parceria entre a Assessoria de Políticas para Mulher da Prefeitura, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Saúde e Sine, facilita o acesso das informações à população.

“As Unidades de Saúde são um ponto de encontro da comunidade e um local ideal para trazer essa oportunidade de esclarecer a mulher sobre seus direitos, sua saúde, como ter acesso ao trabalho e denunciar a violência”, fala Novak.

Emprego

Entre as orientações de empregabilidade do Sine, as mulheres tiratram dúvidas sobre como tirar a primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho, os critérios para receber o seguro desemprego, como consultar vagas de emprego. 

Desde 13 de maio, o Ônibus Lilás está levando esses serviços a dez unidades de saúde de Curitiba, uma em cada Regional da Cidade.