Ir para o conteúdo
banner

É de graça!

Oficina de Música se junta ao cinema em programação gratuita

Cinemateca exibirá 14 filmes com trilhas sonoras de Bernard Herrmann, considerado um dos maiores compositores de cinema de todos os tempos. No Cine Passeio, sessão especial no terraço

Tina Turner.Das trilhas de Hitchcock ao rock de Paulo Miklos, Oficina de Música se junta ao cinema em programação gratuita. - Na imagem, Foto: Divulgação

A Cinemateca de Curitiba e o Cine Passeio terão uma programação especial gratuita durante a 43ª Oficina de Música, unindo sons e cinema em mostras, debates e exibições inéditas. Confira AQUI.

A Cinemateca exibirá 14 filmes com trilhas sonoras de Bernard Herrmann, considerado um dos maiores compositores de cinema de todos os tempos. Já o Cine Passeio vai reunir diferentes atrações, com destaque para mostras e sessões especiais que dialogam com a música e o audiovisual, com exibições no terraço. 

Trilhas de Hitchcock e Orson Welles

Em dez dias de Oficina de Música, a Cinemateca apresenta uma extensa mostra de filmes que em comum trazem a assinatura de Bernard Herrmann em suas produções.

O compositor e maestro americano é conhecido principalmente por suas parcerias com o diretor Alfred Hitchcock, mas ele também fez música para vários filmes de Orson Welles, François Truffaut e outros cineastas.  Foi vencedor do Oscar em 1941 pela trilha do filme O Diabo e Daniel Webster, de William Dieterle.

De Hitchcock, a Cinemateca vai exibir Psicose, Um Corpo que Cai (Vertigo), Nasce um Monstro (It’s Alive), O Homem Errado, O Homem que Sabia Demais, Marnie e Intriga Internacional. Em Psicose, é famosa a música da cena do chuveiro, em que o som forte do violino cria o clima de tensão e suspense. 

De Orson Welles, serão exibidos Cidadão Kane e Soberba; de Truffaut, o filme Farenheit 475; e ainda Jasão e os Argonautas (Don Chaffey), O Fantasma Apaixonado (Joseph Mankievicz), Viagem ao Centro da Terra (Henry Levin) e Círculo do Medo (J. Lee Thompson).

A abordagem inovadora e expressiva da música de Bernard Herrmann para o cinema será tema da palestra no sábado, 10 de janeiro, pelo professor da Unespar Bernardo Grassi. Compositor, produtor e diretor musical, Grassi cria trilhas para cinema, teatro e mídias.

Biografias de músicos no Cine Passeio

No Cine Passeio, a programação durante a Oficina de Música começa com uma série de quatro filmes sobre a vida e a trajetória artística de astros da música internacional.

Na tela, estarão as biografias de Elton John (Rocketman), Tina Turner (Tina, a verdadeira história de Tina Turner), Johnny Cash (Johnny e June) e Bob Dylan (Um Completo Desconhecido).

Na matinê dos dias 10 e 11 de janeiro, será exibido o vídeo que registra o espetáculo Orquestra À Base de Sopro convida Grupo Fato. O concerto celebrou os 30 anos do Grupo Fato, uma referência na fusão de elementos musicais. Este encontro, carregado de simbolismo, remete à criação do Conservatório de MPB de Curitiba e às Oficinas de Música, instituições que moldaram as trajetórias desses dois grupos, “nascidos” na mesma época. A direção de vídeo é de Luciano Coelho, cineasta que tem uma profunda relação com a música.

Âncora

Programação de cinema na 43ª Oficina de Música de Curitiba


Cinemateca de Curitiba
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 
Gratuito

Mostra: A maravilhosa música de Bernard Herrmann para o cinema

7 de janeiro (quarta)
19h – Cidadão Kane
Direção: Orson Welles | EUA | 1941 | 120’ | 14 anos

8 de janeiro (quiinta)
19h – Fahrenheit 451
Direção: François Truffaut | França | 1966 | 112’ | 14 anos

9 de janeiro (sexta)
19h – Intriga Internacional
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1959 | 136’ | 14 anos

10 de janeiro (sábado)
15h – Palestra: A abordagem inovadora e expressiva da música de Bernard Herrmann para o cinema
Com Bernardo Grassi

16h – Jasão e os Argonautas
Direção: Don Chaffey | EUA | 1963 | 104’ | Livre

19h – O Fantasma Apaixonado
Direção: Joseph L. Mankiewicz | EUA | 1947 | 114’ | Livre

11 de janeiro (domingo)
16h – Viagem ao Centro da Terra
Direção: Henry Levin | EUA | 1960 | 132’ | Livre

18h – Círculo do Medo / Cape Fear
Direção: J. Lee Thompson | EUA | 1962 | 106’ | 14 anos

14 de janeiro (quarta)
19h – O Homem que Sabia Demais
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1956 | 120’ | 14 anos

15 de janeiro (quinta)
19h – Marnie, Confissões de uma Ladra
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1964 | 130’ | 14 anos

16 de janeiro (sexta)
19h – O Homem Errado
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1956 | 105’ | 14 anos

17 de janeiro (sábado)
16h – Nasce um Monstro / It’s Alive
Direção: Larry Cohen | EUA | 1974 | 91’ | 14 anos

19h – Psicose
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1960 | 109’ | 14 anos

18 de janeiro (domingo)
16h – Soberba / The Magnificent Ambersons
Direção: Orson Welles | EUA | 1942 | 88’ | 14 anos

18h – Um Corpo que Cai / Vertigo
Direção: Alfred Hitchcock | EUA | 1958 | 129’ | 14 anos




Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 
Gratuito

Terraço do Cine Passeio

8 de janeiro (quinta)
19h – Rocketman

9 de janeiro (sexta)
9h – Tina, a verdadeira história de Tina Turner

10 de janeiro (sábado)
19h – Johnny e June

11 de janeiro (domingo)
19h – Um completo desconhecido

Salas de exibição

10 e 11 de janeiro 
 às 11h – Vídeo “Orquestra de Câmara convida Grupo Fato”, de Luciano Coelho

A 43ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, patrocínio da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e Itaú Laranjinha. Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.