Ir para o conteúdo
PRO Curitiba

Obras do Novo Inter 2 começam no Capão Raso com a requalificação da Rua Delegado Naby Paraná

Início das obras do lote 2 pacote 2 do Novo Inter II na Rua Del. Naby Paraná. Na foto, o morador Pedro Brasilio da Cruz. Curitiba, 09/02/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Texto: Cristiane Guancino Pereira

| Edição: Aline Kozak

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Texto: Cris Guancino
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Começou na manhã desta segunda-feira (9/2), pela requalificação da Rua Delegado Naby Paraná, no Capão Raso, as obras de mais um lote do Projeto Novo Inter 2 que vai modernizar o transporte coletivo e a infraestrutura viária de Curitiba.

O trabalho teve início com a escavação do pavimento da Rua Delegado Naby Paraná, que foi bloqueada ao trânsito no trecho entre a Bortolo Gusso e a Antônio Freitas Barbosa. O local está sinalizado e os motoristas devem ficar atentos às mudanças no tráfego.

O bloqueio avançará trecho a trecho conforme a evolução dos serviços. 

O que será feito na rua?

A Delegado Naby Paraná será contemplada no trecho entre as ruas Professor João Mazzarotto e Bortolo Gusso, em cerca de 680 metros. O asfalto será substituído por pavimento de concreto, mais resistente e com menor necessidade de manutenção. A rua também receberá novo sistema de drenagem, calçadas planas e acessíveis, paisagismo e nova iluminação pública.

Depois de concluída, formará um binário com a Avenida Brasília, melhorando a mobilidade e valorizando a região, um trecho dinâmico da cidade, com grande circulação de pessoas, comércio ativo e demanda constante por serviços públicos. O binário será formado pela Avenida Brasília (sentido norte) e pelas ruas Delegado Naby Paraná/José Gomes de Abreu (sentido sul).

Por que a obra é necessária?

“É uma obra completa, pensada para o presente e para o futuro da cidade. Estamos substituindo pavimentos antigos por concreto, implantando drenagem adequada, melhorando calçadas, iluminação e organização viária. Tudo isso assegura mais conforto, segurança além de menos manutenção ao longo dos anos”, afirma o secretário Luiz Fernando Jamur, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

As melhorias na Delegado Naby Paraná integram o Lote 2 - Pacote 2 do Novo Inter 2, que envolve 8,8 km do eixo da Avenida Brasília, no Capão Raso e Novo Mundo, com a implantação de dois novos binários, requalificação de 25 ruas com troca de pavimentação, paisagismo, drenagem, calçadas com acessibilidade, iluminação e faixas exclusivas para ônibus, quando for o caso, ampliando a eficiência do transporte coletivo.

Moradores e comerciantes foram comunicados

Para os moradores, que já aguardavam o início das obras, a movimentação das equipes mudou a rotina do começo da semana. Além de uma reunião pública realizada em 27 de janeiro, equipes da  Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) fizeram visitas de orientação no início de fevereiro, levando informações aos moradores e comerciantes e entregando material explicativo sobre as intervenções. A Utag, órgão vinculado à Smop, é responsável pela coordenação dos projetos com financiamento internacional em Curitiba.

Foi em frente à casa da pedagoga Maristela Ivonchechen que a retroescavadeira iniciou a escavação nesta manhã. Ela e o irmão, Marcelo Ivonchechen, motorista de aplicativo, interromperam os afazeres para acompanhar o início dos trabalhos. Como já haviam sido visitados pelas equipes da Prefeitura, estavam preparados para o período de intervenções. O carro foi retirado da garagem e a família se organizou para lidar com o barulho e a poeira.

“Eu acredito que a obra é tranquilidade para os próximos anos, a tranquilidade de mobilidade, de não ter buraco, de não ter alagamentos. É um trabalho completo, que inclui pavimento de concreto e drenagem, então a expectativa é bem alta”, disse Maristela.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem

Os irmãos Marcelo Ivonchechen e Maristela Ivonchechen. Foto: Isabella Mayer/SECOM


No preview available
No preview available

OUÇA AQUI


Maristela Ivonchechen


Ela conta que as informações chegaram com antecedência. “Nós estamos sabendo já faz bastante tempo. Na semana passada, vieram novamente, explicaram tudo, deixaram panfleto, número de contato, telefone. Vieram na quinta, na sexta e até no sábado falar sobre o serviço."


No preview available
No preview available


Com a experiência de quem dirige diariamente pelos bairros, Marcelo acredita que as mudanças serão positivas para o trânsito. “Vamos ter ruas em melhores condições, binários, acessos mais seguros, além das calçadas, que ajudam quem anda a pé também. Vai ser ótimo”, avaliou o motorista.

"Melhorias deixam a gente feliz"

Aos 90 anos, o aposentado Pedro Brasílio da Cruz, morador do bairro há cinco décadas, disse que ver tantos investimentos é uma alegria que ele não imaginava presenciar. 

“São tantas melhorias que deixam a gente feliz. Saber que vamos aproveitar tantos benefícios é muito bom. As calçadas novas são o que eu mais quero ver acontecer”, contou Pedro.

OUÇA AQUI:

Pedro Brasílio da Cruz


No preview available
No preview available


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem

O morador Pedro Brasílio da Cruz. Foto: Isabella Mayer/SECOM


Sobre o Lote 2 - Pacote 2


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Além da Delegado Naby Paraná, a Rua Antônio Freitas Barbosa receberá novo pavimento em concreto. Outras 23 vias terão nova pavimentação em asfalto: Avenida Brasília e as ruas Bôrtolo Gusso, José Gomes de Abreu, Hellen Keller, São Judas Tadeu, Prefeito Ambrósio Bini, Fernandes Vieira, Dante Luiz Junior, Pedro Américo, Pedro Bonat, João Bonat, Pedro Gusso, Luis Del Gobbo, Vereador Adeodato Volpi, Professor João Mazzarotto, João Marquesi, Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas, Marechal Althayr Roszanniy, Santa Regina, Catarina Scott, Deputado Valdomiro Pedroso, André João Gasparin, Francisco Ader.

Abertura de novos trechos

Além da requalificação das 25 ruas, o pacote inclui a abertura de dois novos trechos viários: na Rua André João Gasparin, entre o Mercado Municipal Capão Raso e a Avenida Brasília, e a ligação entre as ruas Pedro Gusso e Luis Del Gobbo.

Também estão previstas correções geométricas em cruzamentos e a implantação de um segundo binário nas ruas Professor João Mazzarotto (sentido sul) e Antônio Freitas Barbosa (sentido norte). Com isso, o acesso à Rua Pedro Krasinski pela João Mazzarotto será fechado, evitando impactos no tráfego. A Pedro Krasinski passará a ser uma rua sem saída, com a implantação de um novo balão de retorno.

As obras foram planejadas em etapas para reduzir transtornos, mantendo o tráfego com desvios e sinalização reforçada.

O prazo estimado para a conclusão do lote é de 18 meses, com término previsto para agosto de 2027, sujeito às condições climáticas.

Novo Inter 2

O Lote 2 - Pacote 2 é uma das etapas essenciais do programa de modernização do Inter 2, linha de ônibus de alta demanda que transporta cerca de 181 mil passageiros por dia e atende 28 bairros de Curitiba. Ao todo, o projeto de requalificação viária do Inter 2 abrange mais de 38 quilômetros de obras, com US$ 106,7 milhões em investimentos financiados pelo BID e contrapartidas do município.

PRO Curitiba

O projeto do Novo Inter 2 integra o PRO Curitiba, programa lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, que reúne R$ 6 bilhões em investimentos em obras de pavimentação, requalificação, manutenção, educação, habitação, saúde e trânsito, com execução prevista ao longo da gestão, até 2028.