O acesso à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Butiatuvinha ficará mais fácil com a pavimentação da Rua Professora Nilza Antonia Carvalho Ganz, aos fundos da instituição. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está substituindo o saibro por asfalto nos 427 metros de extensão da rua.
O asfaltamento integra outras melhorias feitas nos arredores da Apae nos últimos anos, a pedido da comunidade. Foram feitas a manutenção e requalificação das vias de acesso e a instalação de uma rotatória na interseção das ruas Orlando Peruci e Professora Nilza Antônia Carvalho Ganz, para permitir o acesso do transporte coletivo, beneficiando famílias atendidas e profissionais da instituição, além dos moradores que passaram a contar com o transporte mais próximo de casa.
Pedido atendido
Assim como as primeiras melhorias dos arredores da Apae, a Rua Afonso Bressan, no Butiatuvinha, também passa por obras requisitadas pela população. Realizadas em um trecho de 288 metros entre a Francisco Gulin e a Gerd Claassen, englobam a implantação de asfalto novo no trecho onde a via ainda é de saibro e sistema completo de drenagem, com galerias para escoamento da água da chuva, bocas de lobo e meio-fio.
Entre os moradores da Afonso Bressan que pediram pela obra, está Cirlene Lourenço. A dona de casa conta que o asfalto deve por fim aos seus problemas com pó excessivo, lama e até mesmo animais silvestres que apareciam em sua casa.
“Já tirei até cobra de casa, por conta de uma valeta aberta que tinha aqui perto, mas com a drenagem e o asfalto tudo isso vai mudar. É um sentimento de vitória para nós que fomos atrás de pedir por isso. Quando ficar tudo pronto vou poder deixar a porta de casa aberta”, contou Cirlene. Ela também relata expectativa de uma maior valorização da rua pelos vizinhos.
Como pedir
As solicitações por melhorias nos bairros podem ser feitas à Central 156 e no Fala Curitiba, programa coordenado pelo Instituto Municipal De Administração Pública que recebe demandas da população através de consultas públicas, que ajudam a definir o orçamento municipal, e são uma forma de aproximar as necessidades da população do planejamento da cidade, como destaca o administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos.
“As solicitações da comunidade vêm de encontro com o nosso anseio por atender melhor a população, e fortalecem a regional. Quem vive o problema é que sabe que ele existe, então queremos ouvir”, disse Dirceu.
Mais 7 km
Além destas, a Smop iniciou nesta semana uma nova etapa do programa de manutenção da malha viária da cidade. As obras de pavimentação vão abranger quase 7 km de extensão, chegando nos bairros Santa Felicidade, Butiativinha, Barreirinha, Boa Vista, Bacacheri e Bairro Alto.
As intervenções estão sendo realizadas pelo método de reciclagem, a partir da retirada da camada danificada e reaproveitando o material como base para a nova pavimentação, aplicado duas camadas de asfalto. O resultado é uma via renovada e resistente.
Neste primeiro semestre de 2025 foram mais de 88 km de pavimento novo em 213 intervenções executadas. Durante a execução dos serviços a via terá bloqueio parcial, sempre garantindo a passagem dos moradores e do transporte coletivo.