Ir para o conteúdo
Segurança e rapidez

Novo sistema do e-Compras capta dados direto da Receita Federal

Integração do e-Compras com o e-Cidadão usa a base de dados da Receita Federal e fazo preenchimento automático dos dados básicos do fornecedor.. Curitiba, 07/11/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura de Curitiba implantou uma melhoria do sistema do e-Compras que tornou o processo mais rápido e seguro e, ao mesmo tempo, facilitou a vida dos fornecedores.

Para isso a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) fez a integração do sistema do e-Compras com o e-Cidadão, através de uma API (Application Programming Interface), que é um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes softwares se comuniquem e troquem informações entre si.

“A integração do e-Compras à base da Receita Federal reforça o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a inovação, a transparência e a eficiência na gestão pública”, avaliou o secretário Elisandro Frigo, da Smati.

Maior confiabilidade

De acordo com Thays Maschio, diretora do Departamento de Licitação e Gestão de Compras da Smati, o novo processo capta os dados dos fornecedores diretamente do banco de dados da Receita Federal do Brasil (RFB), com o preenchimento automático dos campos, trazendo maior confiabilidade e agilidade ao sistema.

“É uma medida que traz mais segurança para o processo. Antes, essas informações eram adicionadas de forma manual pelo fornecedor e os funcionários da Prefeitura faziam toda a verificação conforme dos documentos anexados. Agora, se surgir alguma divergência entre os dados anexados e cadastrados, o fornecedor vai ter que se dirigir à Receita Federal e fazer a correção”, explicou Thays.

Dúvidas na hora de preencher

O novo sistema está disponível na seção de cadastro de fornecedores, dentro do site do e-Compras. Além de agilizar o processo, a expectativa é de que a nova metodologia ajude também a dirimir dúvidas comuns de fornecedores.

“Isso vai ser ótimo porque quando o fornecedor entra para se cadastrar no portal do e-Compras, no cadastro de fornecedor, costumam surgir dúvidas de como preencher, o que colocar em determinados campos. Então a intenção é que essas dúvidas sejam dirimidas também. Será uma ferramenta, que junto com o chat bot, melhoria recém implantada, vai tornar mais célere o cadastro de fornecedor e a utilização do e-Compras”.

Atualização automática

Outra vantagem do novo sistema é a atualização automática dos dados.

“Com isso, os cadastros realizados no e-Compras serão automaticamente atualizados com as informações da Receita Federal sempre que o fornecedor fizer alguma alteração no seu cadastro", explicou o assessor Thiago dos Santos.