Texto: Miguel Angelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Prefeitura de Curitiba ampliou o sistema de iluminação cênica no entorno da Rua da Cidadania do Boqueirão, que completou em março deste ano 31 anos de existência.
De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Tony Malheiros, o sistema de iluminação valoriza a arquitetura da edificação, além de servir para comunicação de campanhas temáticas e também destacar as atividades culturais para a população, que frequentemente são apresentadas no espaço.
Monumento e coreto valorizados
A intervenção mais recente da Smop contemplou a mudança da iluminação de toda a Praça Nossa Senhora do Carmo para tecnologia LED, além de realçar o coreto e o monumento do artista plástico curitibano Marcelo Francalacci, que adorna o local desde a implantação da Rua da Cidadania, em 1995.
“Além da troca das luminárias existentes na praça, foram acrescentados alguns pontos para correção de áreas escuras”, explicou Malheiros.
Para destacar a obra Francalacci, que também é autor do Monumento à Piedade Cristã – Pietá, do átrio do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, foram instalados dois projetores de piso com 60° de abertura.
Para coreto foram colocados oito projetores de piso de 15W e facho de 10° de abertura, com temperatura de cor quente, para dar destaque aos pilares.
Trabalho feito em etapas
Anteriormente o posto avançado de serviços da Prefeitura, que é coordenado pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), já havia recebido a instalação de luminárias RGB na nave do prédio, sistema de iluminação que permite troca de cor para comunicação de campanhas de conscientização.
O passo seguinte foi a implantação de complementos para valorizar a arquitetura da edificação e as arcadas da Praça Nossa Senhora do Carmo. Ao todo foram instalados 18 equipamentos em tecnologia LED e temperatura de cor quente.
São perfis lineares embutidos no piso para valorizar o painel pintado nos acessos à Rua da Cidadania, além de projetores de piso para valorizar os arcos que cortam a rua e avançam para os estacionamentos da praça. Os equipamentos de piso permitem efeito de uplight, projeção da luz de baixo para cima.