Ir para o conteúdo
Aniversário do Setor de Orgânicos

No Mercado Municipal, prefeito anuncia mais 60 vagas permissionários nas feiras livres de Curitiba

Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Uma tarde de festa, com direito a bolo de aniversário, marcou a comemoração dos 17 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal nesta quinta-feira (12/2) em Curitiba.

Pioneiro na oferta de alimentos e produtos orgânicos no país em um mercado municipal, o local começou a operar em 2009 anexo ao mais tradicional centro de compras de Curitiba. Desde então, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal funciona de terça a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h, com acesso pela Rua da Paz, 608.


60 novas vagas pra feirantes

O prefeito Eduardo Pimentel participou do evento e parabenizou a dedicação dos permissionários, que acordam cedo todos os dias para ofertar produtos orgânicos fresquinhos ao público curitibano. Ele também anunciou a liberação de mais 60 permissões para comercialização de produtos nas feiras livres de Curitiba.

“Quando foi inaugurado o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, há 17 anos, foi um feito nacional, característico da cidade, que sempre impõe liderança em vários aspectos, e no alimento orgânico não foi diferente", disse Pimentel.

"Além de comemorar, nós vamos fazer a escolha de feirantes para 60 vagas. Eu sou a favor de feiras em todo lugar: no bairro, no Centro, a feira temática da Páscoa, do Natal, do Inverno, a Feira das Nações que teremos agora, feira aqui no Mercado Municipal, feiras em todo o lugar. Isso valoriza o produtor rural aqui de perto e da cidade”, comentou o prefeito.

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.


No preview available
No preview available
No preview available


230 hortas urbanas

O prefeito curitibano destacou também a importância da agricultura urbana para a cidade. Nesta quinta foi inaugurada a horta número 230 na cidade, no bairro CIC. 

"Eu adoro horta urbana. Há 20 dias, fiz uma viagem para Roma, onde eu tive o privilégio de conhecer o Papa Leão XIV e fui também recebido pelo prefeito de Roma, que é uma liderança na Europa, e nós falamos de horta urbana e feira, pauta importante para o mundo todo. A horta urbana é um lugar que ocupa uma comunidade, ocupa um espaço urbano que estava deteriorado e produz alimento saudável”, disse o prefeito.

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.


No preview available
No preview available
No preview available


Durante o evento, o prefeito também apresentou a nova placa instagramável #partiuCuritiba, desenvolvida pelo Instituto Municipal de Turismo e que irá ocupar pontos turísticos da cidade, incluindo o Mercado Municipal.

Melhorias constantes

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, disse que a comemoração é feita com muito trabalho, traduzido nas melhorias constantes implantadas no espaço para os comerciantes e frequentadores.

“Todos os banheiros do Mercado Municipal foram restaurados, foi feita a troca de estruturas do piso ao teto, estamos concluindo a pintura, vai ser trocado o telhado da parte antiga. Estamos começando um trabalho importante para melhoria do conforto térmico e investindo também em segurança, gestão de resíduos e eficiência energética”, relatou Leverci.

OUÇA AQUI
Leverci Silveira Filho, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional.


No preview available
No preview available
No preview available


Feira das Nações

O secretário também anunciou a criação da Feira das Nações, na Praça 29 de Março, nas Mercês, uma feira gastronômica noturna que terá produtos típicos de várias etnias. A Previsão é de que feira comece a funcionar no dia 24 de março.

Antes da distribuição de bolo, teve Parabéns pra Você ao aniversariante com a presença da Família Folhas. O prefeito cumprimentou os permissionários e tirou fotos com o público.

Produtos certificados

A permissionária Juliana Chella, que comanda o Espaço Orgânico com o marido, Daniel Chella, é uma entusiasta dos produtos e vê uma resposta muito boa do público às mercadorias.

“Oferecemos saúde para o público. As pessoas vêm aqui procurando um alimento original, um morango que é um morango, tratado e cultivado sem aditivo químico, sem adição de agrotóxico. O produto orgânico é um produto original como todos deveriam ser. Porém, só quem consegue oferecer o orgânico à população é a produção familiar”, lembrou.

O Espaço Orgânico oferta frutas, verduras, legumes, iogurte, queijos, feijão, arroz, pipoca, milho, pipoca, etc com certificação de produção orgânica.

OUÇA AQUI
Juliana Chella, permissionária.


No preview available
No preview available
No preview available


Respeito ambiental

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal reúne 12 permissionários que atuam em diferentes frentes: de hortifrútis frescos a cosméticos naturais, moda ética, carnes certificadas e gastronomia orgânica.

As lojas que fazem parte do setor são: Banca do Kobe, Espaço Orgânico, Couve-Flor Orgânicos, Sirius Orgânicos, Cativa Natureza, Botané, Ceccon Orgânicos, Mercearia Nicos, Açougue Taurinos Organic, Restaurante Ohana e Lanchonete Arte Verde.

Feiras orgânicas

Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas administradas pela Prefeitura. Nesses espaços, são vendidos desde hortifrútis e carnes até grãos, cosméticos e roupas livres de produtos químicos.

As feiras acontecem em 12 edições diurnas, a partir das 7h, e duas noturnas, entre 15h e 19h.

Presenças

Participaram também do evento, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; as vereadoras Meri Martins e Delegada Tathiana Guzella e o vereador Jason Goulart; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; a superintendente da SMSAN, Simone Amaro; os diretores da SMSAN José Marciano Alves Bezerra (Promoção à Economia e Acesso Alimentar), Felipe Thiago de Jesus (Sistemas Alimentares Sustentáveis), Alexandre Teider Rocha (Planejamento Estratégico e Projetos) e Marco Aurélio Domingues (Equipamentos Comerciais de Abastecimento); e permissionários do centro de compras.