Ir para o conteúdo
Natal de Curitiba 2025

Natasha e o Palácio Avenida: ela cresceu com a atração do Natal de Curitiba que estreia esta semana

Natasha Nogueira integrou o coral aos 8 anos, hoje prepara crianças para o espetáculo do Palácio Avenida. Curitiba, 01/12/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Texto: Roberto Couto
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

“Cantar no Coral do Palácio Avenida foi uma escolha, a melhor escolha que eu já fiz, porque eu encontrei uma segunda família. É muito bom estar aqui, há exatos 20 anos, antes como integrante do coral e agora como parte da equipe de professores que ensaia as crianças que vivem em casas lares”.

O depoimento de Natasha Santos Nogueira, 28 anos, mostra como o mais famoso coral infanto-juvenil do Brasil tem servido de inspiração para grandes transformações na vida de quem fez parte deste grupo que, a partir das próxima sexta-feira (5/12), inicia as apresentações que celebram os 35 anos do Natal do Bradesco no Palácio Avenida.

Os shows do coral ocorrem nos dois próximos fins de semana, de sexta a domingo (até o próximo dia 14), e é uma das principais atrações do Natal de Curitiba 2025.

Natasha, formada em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e atualmente integrante do time de profissionais que ensaiam as crianças do Coral do Bradesco no Palácio Avenida, afirma que o projeto se transformou em algo muito maior que os espetáculos de fim de ano e os meses de preparação que os antecedem.

“É uma iniciativa de musicalização que transcende para algo mais concreto, palpável, visível, mudando vidas e relações sociais nas casas lares, nas escolas, nas famílias e entre amigos”, justifica ela, que começou a cantar no coral em 2005, com 8 anos, e seguiu participando como uma das vozes das apresentações até 2015.

A jovem revela que o despertar do amor pela música, que marcou toda a sua escolha profissional e mudou sua forma de se relacionar, já ocorreu no primeiro ano de ingresso no coral.

 “Eu era uma menina muito tímida e, ao ser selecionada pela maestrina Dulce Primo para participar do grupo, vi minha vida mudar. Os ensaios e o trabalho com colegas e equipe de música nos ajudaram a agir e pensar coletivamente, auxiliando no crescimento pessoal e melhorando nossa interação social. Algumas mudanças aconteceram de forma muito sutil. Mas todas foram muito importantes”, recorda Natasha, que atualmente estuda Produção Audiovisual no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Ela participou do coral no período em que as crianças selecionadas por Dulce Primo vinham de casas de acolhimento ou que, como ela, participavam de projetos de contraturno escolar. Atualmente, todas as crianças que participam do coral do Natal do Bradesco do Palácio Avenida vêm de sete instituições de acolhimento de Curitiba.

Maestrina inspiradora

O timbre suave e acolhedor hoje da voz de Natasha vem da convivência, praticamente o ano todo, com sua mentora, a maestrina Dulce Primo, que até hoje serve de guia para as 90 vozes infantis que fazem o espetáculo Natal do Bradesco no Palácio Avenida. “A Dulce é o máximo. A energia dela é contagiante. Ela nos ensinou muito na nossa vida. Aprendemos com ela quando criança, mas a gente continua aprendendo hoje também, é um ciclo muito especial para mim preparar as crianças com a orientação dela”, observa Natasha, ao falar sobre a maestrina de 84 anos e 32 anos de Palácio Avenida.   

Dulce só não participou das três primeiras apresentações do famoso coral. Ela passou a fazer a curadoria das músicas da apresentação em 1994. A estreia do espetáculo do Palácio Avenida tinha ocorrido em 1991.

A maestrina conta que, desde o começo, a atração curitibana buscou criar um vínculo entre crianças em situação de vulnerabilidade; voluntários ("anjos"), responsáveis pelo acompanhamento dos menores durante os ensaios e a apresentação; e uma instituição financeira, hoje o Banco Bradesco, por trás do financiamento e produção do projeto.

" Se eu estou aqui há mais de três décadas é porque eu sou movida por essas crianças. É uma troca: eu aqui me sinto com 12 anos, porque a troca da energia é grande. Esse sentimento vai te conduzindo e comigo foi muito assim. Você exterioriza esse amor de forma que você possa fazer uma onda forte nesse universo", salienta Dulce, que vive desde 1994 em Curitiba, cidade que viu nascer e crescer seus filhos, Eduardo e Renata, e os netos Gabriel e Eduarda.

Edição 2025

Com o tema “O Palácio Mágico do Natal”, as apresentações deste ano do Natal do Bradesco no Palácio Avenida celebram os 35 anos da atração e contarão com um coral de 90 crianças, entre 7 e 12 anos, e 100 anjos voluntários, funcionários do Bradesco que acompanham e cuidam dos pequenos durante todas as apresentações.

Serão dois fins de semana – dias 5 (ensaio geral), 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro, sempre às 20h15 -, que prometem encantar moradores e turistas com música, luz e emoção em uma celebração que une tradição, arte e solidariedade.

“É nesta época do ano que percebemos que a criança que fomos nunca deixa de existir, ela apenas se transforma e reaparece quando o espírito natalino nos toca. Para celebrar os 35 anos do Natal do Palácio Avenida, teremos dois fins de semana de apresentações que unem gerações e convidam todos a relembrar o que realmente importa”, destaca Raquel Bonaparte, head de experiência de marca do Bradesco.

O repertório do espetáculo de 2025 terá 12 músicas divididas em 9 blocos, com canções inéditas como Era Uma Vez (Kell Smith) e Vou Deixar (Skank), e outras já clássicas de edições anteriores como Aquarela (Toquinho) e Natal Todo Dia (Roupa Nova).

Para transformar o Palácio Avenida em um verdadeiro cenário encantado, foram utilizadas mais de 105 mil luzes, entre micro lâmpadas e iluminação cênica. Toda a instalação utiliza LEDs de baixo consumo, que reduzem em até 80% o gasto energético, além de controladores inteligentes, com sensores e temporizadores para otimizar o uso da iluminação conforme a luz natural.

O acendimento das luzes da decoração ocorreu, nesta última segunda (1/12), e foi um “esquenta” para o início das apresentações na próxima sexta-feira (5/12).

Apresentação

Pela primeira vez, o Natal de Curitiba tem a apresentação de um patrocinador: o banco Bradesco. “Ser patrocinador master da programação oficial do Natal de Curitiba é uma honra para o Bradesco. Em 2025, a celebração é ainda maior já que o nosso espetáculo de Natal, que acontece no Palácio Avenida, celebra 35 anos e será realizado em dois fins de semana, ampliando ainda mais o alcance dessa festa que já faz parte da memória afetiva de milhares de famílias”, completa Raquel.

Serviço

Natal do Bradesco no Palácio Avenida
Data: de 5 a 14 de dezembro
Datas e horário: dias 5 (ensaio), 6, 7, 12, 13 e 14/12, às 20h15
Local: Rua XV de Novembro/Avenida Luiz Xavier, Centro








Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.