Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vencendo a dependência

Narcóticos Anônimos conhecem hotel social e conversam com acolhidos

Narcóticos Anônimos conhecem hotel social e conversam com acolhidos. Curitiba, 14/08/2025. Foto: Divulgação

Representantes da entidade internacional Narcóticos Anônimos (NA) conheceram, nesta quarta-feira (13/8), o hotel social mantido pelo Departamento de Políticas sobre Drogas (DPSD) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O espaço funciona no Centro e tem capacidade para 100 moradores provisórios.

A visita também marcou a primeira palestra do grupo para os acolhidos. Estavam na plateia 40 homens e mulheres que lutam para vencer a dependência química, além de profissionais de saúde mental. 

O voluntário que adota o nome fictício de Roberto foi um dos seis membros participantes da atividade e definiu a oportunidade como “gratificante”. “Fiquei muito feliz de ver uma proposta tão boa de ressocialização e reinserção acontecendo. É show de bola”, disse.

Rede de apoio

O encontro com os moradores funcionou como uma oportunidade de apresentação da proposta dos NA, que promove 384 reuniões virtuais e presenciais por semana, e também de escuta dos acolhidos. “Como dependente químico em manutenção, sei das dificuldades da recuperação. Tive apoio familiar, mas muitos não têm. Então, serviços como esse, da SMDH, e dos NA são mais que necessários para as pessoas não se sentirem sós na luta que elas podem vencer”, frisou Roberto.

Para o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas, João Eduardo Cruz, o bate-papo com os voluntários foi mais uma alternativa terapêutica oferecida para os acolhidos refletirem sobre as possibilidades de reinserção. “É um estímulo para que cada um amadureça a decisão de se manter longe das drogas e planejar um futuro sem elas”, resumiu.

A equipe do hotel social oferece atividades para os moradores cultivarem o sentido de pertencimento ao espaço onde vivem e autocuidado. Entre elas estão a ida a espetáculos e clínicas para cuidados com a saúde. Dentro do hotel, no momento, eles se dedicam a preparação do terraço que será um mix de área de convivência com horta e flores.