Ir para o conteúdo
banner

Regional Matriz

Na reta final da reforma, Passeio Público ganha paisagismo com 40 mil flores

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham em várias frentes de serviços

Na reta final, Passeio Público ganha novo paisagismo com 40 mil flores. Curitiba, 12/11/2019. Foto: Isabella Mayer/SMCS

 

Mais amplo, iluminado e florido. Assim ficará o “novo” Passeio Público de Curitiba, que, além da maior reforma das últimas décadas, também será um dos palcos principais do Natal de Luz de Curitiba, com carrossel, árvore de Natal e Auto dos Reis.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham nos preparativos finais, com várias frentes de serviços. O mais antigo parque curitibano está recebendo 40 mil novas flores nas cores vermelha, branca e rosa claro.

O novo paisagismo com sálvias, begônias, bounces e sunpatiens (flores da estação) surge no lugar de uma construção antiga que foi demolida e ampliou a visibilidade do Passeio Público.

“A construção trancava a vista do Passeio e a ideia foi criar uma área ampla, agradável e contemplativa para as pessoas e as famílias aproveitarem mais o parque ao ar livre", diz o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.

Grama nova e deck para sob o lago

Todo a área gramada do Passeio Público está sendo recuperada. São mais de seis mil metros quadrados de grama para ornamentar os canteiros. A quantidade é um pouco menor que a do campo do estádio do Maracanã, que tem 7.200 metros quadrados de grama.

No lago, entre a nova praça do Passeio e a Ilha da Ilusão, está sendo instalado um deck de madeira. A estrutura tem 45 metros de comprimento por quatro de largura e avança para o lago, formando um espaço para contemplação.

Caminhos de pedriscos dourados e mais bancos

Outra tonalidade nova dentro do Passeio Público vem do piso. Todo pedrisco velho foi retirado e sete mil metros quadrados de novo material, em tom caramelo, será espalhado.

A cor do pedrisco dará um aspecto mais dourado às trilhas e aos caminhos do parque e resgata os primeiros paisagismos usados no local.

“Os antigos pavimentos de saibro tinham cores mais amareladas e eram bastante usados em áreas com pavimentos permeáveis, como no Passeio Público”, fala Brasil.

Novos 53 bancos foram instalados para que as famílias possam se sentar e aproveitar a paisagem.

Os três lagos foram recuperados com limpeza e impermeabilização e terão agora dez aeradores com efeito de chafariz para melhorar a oxigenação da água.

Pintura e iluminação

Outros detalhes completam os serviços de revitalização do Passeio Público. Todo o muro de pedra foi lavado e recuperado. As grades de proteção lixadas estão recebendo pintura nova.

Os postes republicanos da parte externa receberam nova camada de tinta e os portais de acesso também serão pintados. Para o Natal, ganharão iluminação especial.

No interior, o Passeio Público tem um novo sistema de iluminação, especialmente projetado. As mais de 100 luminárias são em estilo belle époque e com tecnologia LED.

O trabalho teve ainda pintura e reforma dos banheiros, mudanças nos recintos de animais, restauração de bustos e placas, podas de árvores e plantio de 120 mudas de árvores nativas, especialmente frutíferas.