Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Boqueirão

Mutirão de limpeza retira 41 toneladas de entulho em ruas às margens do Rio Belém

Mutirão de limpeza retira 41 toneladas de entulho em ruas às margens do Rio Belém. Na imagem, equipes da Prefeitura retiraram entulhos em ruas às margens do Rio Belém. Curitiba, 08/02/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Equipes da Prefeitura retiraram 41,3 toneladas de entulho no mutirão de limpeza nesta segunda-feira (8/2), resultado de uma ação de educação ambiental realizada na Rua O Brasil Para Cristo e vias do entorno, às margens do Rio Belém, no Boqueirão. 
A ação teve como objetivo sensibilizar os moradores da região sobre a necessidade de manutenção da limpeza do local, que vem sofrendo com o descarte incorreto e entulho.

Além do recolhimento do lixo, as equipes fizeram o plantio de 50 arbustos e de 40 árvores nativas, além da roçada na área de passeio.

“Na semana passada, passamos em cada casa, empresa e ponto de separação de lixo convidando todos a retirar de seus terrenos o entulho que estamos recolhendo hoje”, explicou a gerente da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

O catador de material reciclável Luis Carlos Guimarães, 42 anos, trabalha em um galpão próximo ao Rio Belém e diz que a ação da Prefeitura é um “empurrãozinho” para os moradores conservarem a limpeza da região. 

“Se todo mundo colaborar, vai continuar bom. Com essa ajuda da Prefeitura, vai ser um incentivo para manter tudo limpo. Melhora até o nosso trabalho, sem infestação de bicho”, disse Guimarães.

O descarte correto dos resíduos evita que o entulho vá para rios e córregos da região, contribuindo para poluição pluvial e enchentes, ou atraia animais e insetos causadores de doenças.

Caminho mais seguro

Durante a ação, as equipes do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Boqueirão fizeram a roçada na beira das vias, tornando o ambiente mais urbanizado. E deu mais visibilidade à ponte sobre o rio construída para pedestres e que liga as ruas O Brasil Para Cristo e Rodolfo Benardelli.

O caminho foi usado pela primeira vez pela microempresária Wendella Morgana Morena Albuquerque, 27 anos, nesta segunda-feira para chegar à sua loja de consertos de computadores e celulares.

“Em geral, eu dava a volta na quadra. Mas como vi que estava mais limpo perto da ponte, achei mais seguro para passar por aqui”, disse Wendella. 

Mais verde

A ação também promoveu a arborização do local, convidando os moradores a fazer o plantio de árvores vindas do Horto Municipal.

A família de Luiz Felipe Oliveira, 19 anos, “adotou” uma das árvores, que ganhou um espaço em frente ao galpão de reciclagem que possuem há um ano. 

“Quando viemos para cá, era mais sujo. Esse mutirão ajuda a vizinhança a entender o que fazer com o lixo que não tem valor comercial e como descartar direito”, falou Oliveira. 

O mutirão de limpeza envolveu a Administração Regional do Boqueirão, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Fundação de Ação Social (FAS), o DMU Boqueirão, a Guarda Municipal.