Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Julho Consciente

Mulheres negras são tema do último vídeo da série de combate ao racismo

Mulheres negras são tema do último vídeo da série de combate ao racismo.

 

O terceiro e último vídeo da série Julho Consciente, projeto promovido pela Assessoria de Direitos Humanos - Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, foi divulgado nesta sexta-feira (23/7). O vídeo marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também o Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que são celebrados no dia 25 de  julho. O vídeo pode ser assistido neste link.

O tema da conversa é Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas na cena Acadêmica. O vídeo apresenta um bate-papo sobre o acesso, permanência e a progressão de mulheres em espaços acadêmicos. A conversa é apresentada pelas professoras Andressa Ignácio, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Gabriela Isabel Reyes Ormeno, graduada e doutora em Psicologia.

O Dia Internacional da Mulher Negro Latino-Americana e Caribenha é uma articulação da Rede de Mulheres Afro-Latinoamericanas e Afro-Caribenhas em conjunto com as Nações Unidas – ONU. A data internacional tem o objetivo reconhecer e fortalecer as organizações que atuam em prol de mulheres negras. No Brasil, a Lei nº 12.998/14 instituiu o dia 25 de Julho como o Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem a líder quilombola que lutou contra a escravização.

Julho Consciente 

O projeto Julho Consciente foi coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Os três vídeos da série foram gravados no estúdio do Imap.

Durante o mês de julho, em datas de referência, foram divulgados os materiais audiovisuais. No dia 3/7, Dia Nacional de Combate à Discriminação; 20/7, onze anos da Lei 12.288/10 que institui o Estatuo da Igualdade Racial; e agora 25/7, Dia Internacional da Mulher negra, latino-americana e caribenha, data que no Brasil também homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola.

Combate ao racismo

A campanha de combate ao racismo é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial e conta também com outros materiais, como o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – Plamupir, Plano de Comunicação, Plano de Capacitação em Direitos Humanos, materiais informativos com os folders O que é Racismo e Novembro Mês da Consciência Negra e as Cartilhas Curitiba Consciente, Legislação de Locais de Culto, e Narrativas Afro-Curitibanas.

Trabalho em Curitiba

Em Curitiba, a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial trabalha em diversas frentes para combater o racismo. Em parceria com o Conselho de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper), produziu o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Plamupir), que está para ser votado pela Câmara de Vereadores. 

Também foi criado o Plano de Comunicação, Plano de Capacitação em Direitos Humanos, produzidos vários materiais informativos. Em 2018 Curitiba passou a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para fortalecer o enfrentamento ao racismo e promover a igualdade.

A partir de 2019, o programa de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba, passou a contar com opções para a população indicar o uso de recursos do orçamento municipal para a implementação das políticas de igualdade étnico-racial na cidade.