Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reta Final

Moradores do Bairro Novo escolhem no Fala Curitiba obras e serviços que passam a ser compromissos oficiais da Prefeitura

Auditório lotado na Rua da Cidadania do Bairro Novo para a votação final do programa Fala Curitiba. Curitiba, 19/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Moradores do Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará, bairros que integram a Regional Bairro Novo, escolheram, nessa terça-feira (19/8), os dez serviços e obras que serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura. Em um auditório lotado na Rua da Cidadania do Bairro Novo, a população local participou da reunião de votação final do Fala Curitiba, que ocorre esta semana em todas as regionais, e mostrou que acredita no compromisso da gestão Eduardo Pimentel de uma administração municipal cada vez mais transparente e democrática.

“Ver tantos moradores dos três bairros que integram a Regional Bairro Novo participando e defendendo seus pedidos nos dá certeza que este é o momento de expressão máxima da cidadania”, afirmou Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que representou o prefeito na reunião final da região. O órgão é responsável pela coordenação do programa, junto com a Secretaria de Governo Municipal (SGM).

Participação popular 

Desde 2017, quando foi criado, o Fala Curitiba é uma ferramenta de participação democrática na gestão pública. Para o líder comunitário e presidente do Instituto Mãos de Fada e Terceira Idade Luz do Sul, Mauro Soares Oliveira, o programa da Prefeitura é uma forma de conquistar melhorias para quem mora na região. “É muito importante que todos nós, moradores do Bairro Novo, participemos da escolha das prioridades que os nossos bairros necessitam. Somos nós, mais que ninguém, que sabemos qual o problema que existe na nossa rua, em frente das nossas casas, no nosso bairro. É muito importante que todos participemos, pois é um bem para todos e assim todos participando o resultado vem mais rápido”, afirmou Oliveira.

Uma moradora da Regional Bairro Novo que encontrou no Fala Curitiba uma porta de entrada para um pedido de sua vizinhança é a professora, pedagoga e vice-presidente da Associação de Moradores São José do Ganchinho, Salete Cristina Costa. “A gente vem se mobilizando, desde o início do ano, para pedirmos melhorias nas ruas do bairro, como rotatória e semáforos na Rua Nicola Pellanda”, contou ela, que ao final da votação comemorou a escolha destes pedidos entre os dez mais votados.

Conheça as 10 prioridades escolhidas no Bairro Novo

  • Implantação do Centro de Convivência para Pessoa Idosa na Vila Tecnológica, em parceria;
  • Revitalização das calçadas/iluminação da Rua Lupionópolis (entre Tijucas do Sul e Estrada do Ganchinho);
  • Projeto para rotatória nas Ruas Eduardo Pinto da Rocha e Estrada do Ganchinho;
  • Semáforo no cruzamento Rua Nova Esperança X Rua Celeste Tortato Gabardo;
  • Realizar mutirões de consultas e exames especializados;
  • Semáforo no cruzamento Rua Alexandro Glenski X Eduardo Pinto da Rocha;
  • Semáforo no cruzamento Rua Vereador Angelo Burbelo X Nicola Pellanda;
  • Grama sintética na Praça da Rua Carlos Roberto Ferreira;
  • Asfalto no trecho da Rua Antônio José Bonato ao lado do CMEI Maestrina Esmeralda Rovani;
  • Rondas de monitoramento pela Guarda Municipal.

Presenças

Estiveram presentes o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa; a administradora da Regional Bairro Novo, Veridiana Maranho; e os vereadores Lórens Nogueira, Jasson Goulart, Marcos Vieira e Tiago Zeglin.

Próximas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba

20/8 (quarta-feira)

Boqueirão – Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Pedro Dehon, 728, Hauer)
Cajuru – Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)

21/8 (quinta-feira)

CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
Pinheirinho – Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho)

22/8 (sexta-feira)

Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)

Todas as reuniões começam às 19h.