Se existe um espetáculo que, literalmente, é único no Natal de Curitiba 2025 é o Drive-thru de Natal do Parque Náutico, no Alto Boqueirão. Nele, os visitantes só podem circular de carro ou nos ônibus exclusivos disponibilizados pela Prefeitura (passagem a R$ 6). A atração é gratuita e sem agendamento.
Para que todas as 13 estações estejam prontas para a estreia na sexta-feira (12/12), às 19h, equipes da Fundação Cultural de Curitiba correm contra o tempo para a montagem do percurso de 1,5 km.
O Drive-thru do Parque Náutico poderá ser visitado até 23 de dezembro, com sessões diárias às 19h, 20h e 21h. Não será permitida a circulação de motos e bicicletas. As bikes terão um dia exclusivo (15/12).
“Com iluminações, cenários, músicas e estações como a do Papai Noel e do Presépio, os veículos precisam seguir um trajeto, um fluxo com velocidade reduzida (máximo de 10km/h) e usar a luz baixa. Por conta da luminosidade do local, em especial do lago, os efeitos da decoração ficam espetaculares”, conta Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele alerta ainda que todos precisam seguir a regra de não sair dos veículos.
De acordo com Edson Bueno, diretor do espetáculo, o Drive-thru de Natal do Parque Náutico apresenta de forma harmoniosa as duas faces da celebração do Natal.
“O circuito começa com a festa, a luz, a música, tudo que envolve a alegria da celebração: enfeites, árvore de Natal, Papai Noel, presentes. Na segunda parte, é resgatada a essência do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, com cenários e atores vivendo Maria, José, o Menino Jesus, os reis magos, o anjo Gabriel, o presépio”, explica Bueno.
Montagem
Tornar o Drive-thru de Natal impactante exige equipes especializadas em diferentes montagens: de grandes estruturas à alta tecnologia.
Telões de alta definição vão exibir um casal dançando o clássico balé O Quebra-Nozes. Um túnel de luz pede que arcos sejam levantados para receber delicadas imagens de anjos natalinos, com milhares de pontos de luz, finalizando as estruturas.
Enquanto uma das estações ganha um anjo de 8 metros de altura iluminado, outros pontos do circuito têm profissionais finalizando árvores de Natal de 20 metros de altura. Já para que a animada casa da Banda de Papais Noéis vire realidade e músicos caracterizados de Bom Velhinho, um time especializado em cenografia se desdobra na colocação de adereços.
Há cinco estações criadas pelo cenógrafo e diretor de arte Daniel Marques: Casa do Papai e Mamãe Noel, Anunciação (anjo Gabriel revela a Maria que ela será mãe de Jesus), Visita de Maria à Isabel, Pastores Recebem a Notícia do Nascimento do Menino Jesus e o Presépio Natalino.
“O cuidado com os detalhes é tanto que até a altura do piso das estações foi pensada para que o público tenha uma visão privilegiada e os atores possam interagir com quem faz o passeio. Todas as estações estão a cerca de 80 cm do solo”, conta Marques.
Linha X51
Além de visitar o circuito de carro, o público poderá utilizar ônibus X51 Linha Natal Parque Naútico, do Terminal Boqueirão ao Parque Náutico. Com tarifa de R$ 6, o ônibus têm saída a cada 15 minutos (sob demanda) do terminal, das 18h45 até 21h. A linha opera de terça-feira a domingo, até 23 de dezembro
No dia 15 de novembro, às 20h, ocorre uma edição especial de Natal do Pedala Curitiba no Náutico. Neste dia, apenas bicicletas poderão circular pelo local.
A Prefeitura vai reforçar a segurança todos os dias com a presença da Guarda Municipal e regras para o tráfego dos veículos.
Serviço
Drive-thru de Natal do Parque Náutico
Datas: 12 a 23 de dezembro
Dias e horários: segunda a domingo, 19h, 20h e 21h
Local: Parque Náutico, Alto Boqueirão
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. Em caso de mau tempo, as atrações ao ar livre do Natal de Curitiba (inclusive os brinquedos, como carrosséis, trenzinhos e roda-gigante) podem ser suspensas, canceladas, adiadas ou transferidas para locais cobertos. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.