A praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, foi escolhida como local da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), a partir das 8h30. A Praça lembra a história de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, instalado em Pernambuco, e que foi o maior dos quilombos no período colonial. No local também existe o Memorial Africano, no qual o mapa da África apresenta todos os países africanos.
O evento será aberto pela Banda Lyra e contará com apresentações musicais, capoeira e outras atividades relativas a questão afro-brasileira. O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da atividade.
O Mês da Consciência Negra prossegue até o próximo dia 07 de dezembro com uma série de atividades, como eventos culturais e atividades relacionadas à política étnica. Nesta terça-feira (19), entre 8h e 12 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, será realizado o 2º Seminário Pró Equidade de Gênero e Raça. E nesta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Curitiba realiza uma audiência pública, a partir das 14 horas, que terá como tema a “Construção da Igualdade na perspectiva de gênero, saúde, educação, trabalho e cultura”.
A programação completa do Mês da Consciência Negra pode ser acessada pelo link: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/mes-da-consciencia-negra/1109
“É importante destacar que este mês da consciência negra também é um momento de reflexão sobre as questões voltadas à população negra”, ressalta o assessor do gabinete do prefeito, André Luiz Nunes da Silva, que atua na questão da igualdade racial e participara da audiência.
O Mês da Consciência Negra está sendo promovido desde o dia 9 de novembro pela Prefeitura, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Câmara Municipal, e em parceria com as entidades ligadas ao Movimento Negro de Curitiba.
