Neste Dia de Finados, 2 de novembro, quem passar pelo Cemitério Municipal do Boqueirão poderá usar o novo sistema informatizado para localização de túmulos. A Prefeitura instalará um terminal de computador e um funcionário, que ajudará os visitantes na consulta on-line.
O computador ficará no portão principal do cemitério Boqueirão. Para localizar os jazigos, basta informar o sobrenome do sepultado e os dados aparecerão na tela, inclusive um mapa digital com o caminho até o jazigo consultado.
"Esse Finados será o primeiro teste real do serviço que deixará o atendimento à população mais rápido", diz o diretor de Serviços Especiais da secretaria, Augusto Canto Neto. O mesmo serviço será ampliado, em 2010, para os demais cemitérios municipais: Água Verde, São Francisco de Paula e Santa Cândida.
O sistema de informatização dos cemitérios está sendo feito pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Depois de pronto, serão instalados totens multimídia (computadores) na entrada dos cemitérios para que a população consulte diretamente o serviço e encontre jazigos, número de quadras e lotes.
Os quatro cemitérios municipais têm 303.726 túmulos. No Boqueirão, estão 35.380 sepultados, e todos foram cadastrados no novo sistema informatizado. São estes dados que estão sendo cadastrados no sistema.
Outras melhorias foram feitas nos cemitérios municipais, como nova iluminação. Foram substituídas 300 luminárias por lâmpadas de luz branca, permitindo redução de consumo de energia elétrica e melhor qualidade de iluminação.
Prazo
Sexta-feira (30) é o último dia para limpeza, manutenção e pequenas reformas nos túmulos dos cemitérios municipais de Curitiba, antes de Finados. Depois, será a vez das equipes da Prefeitura fazerem a manutenção e os preparativos para as visitas de Finados.
"É uma época de muita movimentação e de serviços dentro dos cemitérios, e muito material usado nas limpezas e que precisam ser removidos. É um pente-fino antes do Finados", diz Canto Neto. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios municipais neste feriado.