A partir das 9h desta quarta-feira (29/10), equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) iniciam um serviço emergencial de manutenção na rede de galerias pluviais da Rua Brasílio Itiberê, esquina com a Rua Piquiri, no bairro Rebouças. A manutenção acontece para permitir melhor escoamento de água dos imóveis da Brasílio Itiberê na quadra entre a Piquiri e a João Negrão.
Para a execução dos trabalhos será necessário o bloqueio temporário de uma das quatro faixas da via, das 9h às 16h30. O serviço integra as ações preventivas da Prefeitura de Curitiba para manter o bom funcionamento da rede de drenagem e evitar alagamentos durante o período de chuvas de verão
O local estará sinalizado, e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) farão o monitoramento e apoio aos motoristas.
A previsão é que o bloqueio permaneça até o dia 14 de novembro, podendo ser ajustado conforme as condições climáticas.
A manutenção tem como objetivo corrigir uma obstrução na tubulação existente. No local serão implantados 50 metros de tubos de concreto com 0,60 metro de diâmetro, que servirão para melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais na região.
De acordo com o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem, João Vidal Filho, esse tipo de intervenção é parte da rotina de manutenção do sistema de drenagem da cidade.
“Esses serviços são executados continuamente pela Prefeitura para garantir a eficiência da drenagem urbana, especialmente neste período que antecede as chuvas de verão”, destaca Vidal.
A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Curitiba para assegurar o bom funcionamento da infraestrutura de drenagem e reduzir o risco de alagamentos nos bairros.
O serviço de manutenção da rede de drenagem integra o PRO Curitiba, o maior programa de obras da história da cidade, que soma R$ 6 bilhões em investimentos em infraestrutura, pavimentação, drenagem e mobilidade urbana.