Os sevidores interessados já podem conhecer o funcionamento do sistema Curitiba Consig, que vai gerenciar os empréstimos com desconto no contracheque. Até esta sexta-feira (17), ainda será possível fazer as contratações com o uso do Cartão Qualidade. No dia 20 de junho nem o Cartão Qualidade e nem o Curitiba Consig permitirão a contratação de novos empréstimos para ajustes ao novo sistema. O Curitiba Consig começa a funcionar a partir de 21 de junho. As compras feitas com o Cartão Qualidade seguem normalmente.
O manual do Curitiba Consig estará disponível no RH 24 Horas (www.rh24h.curitiba.pr.gov.br) e no site do IPMC (www.ipmc.curitiba.pr.gov.br). Aa recomendação da Secretaria de Recursos Humanos é para que os servidores interessados na contratação de empréstimos procurem conhecer como vai ser o novo sistema que entrará em funcionamento.
Quando o Curitiba Consig começar a funcionar, servidores que já têm acesso ao RH 24 Horas, entrarão no novo sistema pelo RH 24 Horas, utilizando apenas o número de matrícula e a senha. Este é o caso dos servidores das secretarias e órgãos da administração direta, Fundação de Ação Social, Fundação Cultural de Curitiba, IMAP, IPPUC, IPMC e Instituto Municipal de Turismo. Aposentados também poderão contratar acessando o RH 24 Horas.
Servidores celetistas deverão acessar direto o sistema Curitiba Consig pelo endereço www.econsig.com.br/curitiba/login/login_servidor.jsp. Deverão fazer este caminho os servidores da Urbs, Cohab, Curitiba S/A, Agência Curitiba e ICS. Já os pensionistas, deverão acessar o Curitiba Consig pelo site do IPMC (www.ipmc.curitiba.pr.gov.br), clicando no banner pensionistas.
No primeiro acesso, tanto celetistas quanto pensionistas deverão fazer uma senha para utilizar o Curitiba Consig. Celetistas vão informar o órgão, digitar a matrícula, senha e código de segurança. Pensionistas devem clicar no banner pensionista, no site do IPMC, informar seu órgão, IPMC, digitar matrícula e senha do Curitiba Consig. Nos dois casos, a senha provisória, composta pelos 6 primeiros dígitos do CPF, será usada apenas da primeira vez, quando será obrigatória a mudança para uma nova senha.
Servidores, aposentados e pensionistas não devem informar a sua senha do Curitiba Consig a ninguém. Se perder a senha, o servidor deverá procurar o setor de RH da sua secretaria ou órgão para receber uma nova senha.
O manual contém informações a respeito do que é consignação, crédito consignado e margem consignável. Também oferece dicas para quem quer tomar os empréstimos consignáveis, explica como acessar o sistema e esclarece as possibilidades para quem usa o sistema – simulação de empréstimos, solicitação de empréstimos, consultas ás margens e às consignações. O guia também reúne os telefones dos núcleos de RH órgãos da administração indireta, onde os servidores podem buscar informações complementares.