O Manual de Equipamentos de Proteção Individual e Uniformes da Prefeitura já pode ser consultado pelo site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br). O documento reúne o detalhamento técnico dos equipamentos e uniformes adequados às várias atividades exercidas dentro do serviço público municipal e deve ser utilizado como referência para solicitações, orçamentos, processos de compras eletrônicos e na emissão de ordens de serviço. O atendimento a esta exigência é necessário a todas as empresas interessadas em participar de licitações da Prefeitura de Curitiba.
Com o novo serviço, os interessados podem identificar facilmente o EPI (Equipamento de Proteção Individual) por atividade, como por exemplo, auxiliar de enfermagem, confecção de calçadas, mecânico, de forma detalhada. Também é possível verificar em detalhes cada equipamento de segurança, como botas, luvas, avental, num total de 419 itens, e há fotos dos equipamentos exigidos pela Prefeitura. A tabela de medidas padrão para as peças de vestuário, a de preços médios e os logotipos das secretarias, órgãos e programas da Prefeitura também integram o manual.
O cumprimento do manual garante a prevenção e a preservação da integridade física do trabalhador. O documento detalhado foi desenvolvido pela equipe de técnicos de segurança da Divisão de Segurança do Trabalho do Departamento de Saúde Ocupacional.
Para acessar o manual no portal da Prefeitura, os interessados devem escolher, na coluna à direita, a opção Secretarias e Órgãos e marcar Administração, que remete à Secretaria de Administração. Lá, o interessado escolhe, na coluna à esquerda, Informações, clica em Publicações e escolhe o item Manuais e então o Manual de EPI. Também é possível acessar o manual, digitando a palavra manual no campo de busca do site.