Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Mais sete áreas do Município serão transformadas em bosques de conservação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai implantar sete novos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), uma categoria de unidade de conservação restrita ao acesso público, que tem como objetivo a preservação de bancos genéticos de biodiversidade. Curitiba, 30/09/2014 Foto: Everson Bressan/SMCS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai implantar sete novos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), uma categoria de unidade de conservação restrita ao acesso público, que tem como objetivo a preservação de bancos genéticos de biodiversidade.

Os bosques estão localizados em áreas que já pertencem ao Município e somados têm uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados. O maior deles ocupará 47,6 mil metros quadrados no bairro Tatuquara, entre as ruas José Mulaski e Juarez Távora.

As regionais que serão beneficiadas com as novas unidades ambientais são: Bairro Novo, Cajuru, CIC e Pinheirinho (veja abaixo a relação completa dos BCBU e seus endereços). A previsão é para que as obras sejam finalizadas no primeiro semestre de 2015.

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Trindade, explica que o objetivo do BCBU é a conservação da biodiversidade e da vegetação, sem necessariamente o uso para lazer. “Em alguns casos será possível o acesso público sem degradação como, por exemplo, a instalação de iluminação, ciclovia ou pista para caminhada”, diz.

O município possui 70 áreas na cidade com potencial para serem transformadas em Bosques e duas áreas já implantadas: o Santa Paula (2011) e o Mercúrio (2013).

“Os bosques são ilhas verdes em áreas que pertencem ao Município e que vão receber investimentos para a preservação. São áreas que prestam um grande serviço. Servem para a prevenção de enchentes, contenção de ruídos e promovem a vida”, afirma secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Com a criação dessas áreas, a Prefeitura implementa seu plano de governo, que para a área do Meio Ambiente prevê implantar delimitação gradativa de pequenas áreas urbanas para a preservação ambiental.

Endereços dos novos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana

Pinheirinho
Rua José Mulaski Gebert  - Tatuquara
Rua Conceição Maria V. de Rosa - Tatuquara


CIC
Rua Ludvina Schuster Paes
Rua Araranguá
Rua Maria Homan Wisnkewski


Bairro Novo
Rua Ana Maria Foggiato Roda, Sítio Cercado


Cajuru
Rua Engenheiro Ademar Munhoz, Uberaba