A Secretaria Municipal da Educação já realizou mais de 50 mil atendimentos a crianças e estudantes da rede municipal de ensino no formato remoto, desde o ano passado.
Devido à pandemia da covid-19, os atendimentos que antes eram realizados presencialmente nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e salas de recursos das escolas, por profissionais especializados, agora são feitos por videochamadas ou salas virtuais, com a presença de um profissional do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), do estudante e de um familiar que o acompanha.
A rede municipal de ensino de Curitiba tem 2,7 mil crianças e estudantes em inclusão, em turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Todos são atendidos conforme suas especificidades.
Antes da pandemia, em 2019, Curitiba inaugurou um centro pioneiro para atender estudantes da rede com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA) é um CMAEE específico para o autismo e, assim como todos esses equipamentos, também está no atendimento on-line.
A diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel, explica que as crianças passam por uma série de avaliações, que servem de base para a elaboração do plano de atendimento educacional de cada um. “Nossa metodologia é única, desenvolvida pela nossa equipe", destaca Gislaine.
TV Escola Curitiba
As crianças e estudantes em inclusão têm aulas com adequação pedagógica disponibilizadas na TV Escola Curitiba, sempre aos sábados.
O conteúdo é preparado a partir das videoaulas da semana.
Além disso, a cada 15 dias, as famílias retiram os kits pedagógicos nas escolas onde as crianças estão matriculadas.
Escola de Pais
As famílias com estudantes em inclusão também seguem sendo atendidas pela Escola de Pais, na modalidade remota. A Escola de Pais on-line funciona no mesmo modelo da Escola de Pais presencial.
Ela tem como missão ajudar os pais de estudantes em inclusão a se cuidarem e assim poderem atender com mais tranquilidade o desenvolvimento dos filhos com deficiência. A iniciativa aproxima e orienta as famílias de crianças e estudantes em inclusão das unidades da rede municipal.
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