Ir para o conteúdo
banner

Valorização da vida

Maio Amarelo da Prefeitura de Curitiba vence prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária

A premiação anual homenageia pessoas e instituições que se destacam na promoção de ações criativas e educativas para a redução de acidentes

Reunião do Programa Vida no Trânsito debate ações para segurança viária em Curitiba e destaca resultados do Maio Amarelo. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM (arquivo)

A Prefeitura de Curitiba venceu o prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária pelas ações de segurança no trânsito do Maio Amarelo. A entrega do prêmio será no dia 25 de junho, no município de São José dos Campos, interior de São Paulo. A premiação anual homenageia pessoas e instituições que se destacam na promoção de ações criativas e educativas para a redução de acidentes e a valorização da vida.

No Maio Amarelo, as 72 ações educativas realizadas pela Prefeitura impactaram mais de quatro mil pessoas em Curitiba, enquanto as campanhas Giro da Coruja, Ciclistas Seguros e Eu Freio para Animais atingiram mais de 500 mil pessoas em todo o País.

O anúncio da premiação e os números foram apresentados na reunião mensal da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito do Programa Vida no Trânsito (PVT), nesta quinta-feira (18/6). A reunião foi coordenada pela Superintendência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).  

"A educação para o trânsito é um trabalho diário voltado à conscientização para ampliar a segurança viária. Desde o ano passado, investimos mais de R$ 4 milhões em ações de educação e prevenção para tornar o trânsito de Curitiba mais seguro, em uma abordagem multidisciplinar que integra educação, engenharia e fiscalização no trânsito para salvar vidas”, afirmou o superintendente de Trânsito, Gustavo Garrett.  


Maio Amarelo

Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, promoveu uma série de ações voltadas à prevenção e educação, como blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.  

"Focamos a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas", destacou Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC.

No Maio Amarelo, a Prefeitura lançou as campanhas Giro da Coruja, Ciclistas Seguros e Eu Freio para Animais. Giro da Coruja, com o biólogo e apresentador Richard Rasmussen, foi criada para evitar acidentes causados pela abertura de portas de veículos em vias movimentadas e estimula motoristas e passageiros a abrirem a porta do veículo usando a mão oposta (mão direita para o motorista). Esse movimento força o corpo a girar, como faz a coruja, aumentando o campo de visão de quem está no veículo.

“Quando o motorista abre a porta do carro com a mão esquerda e olha pelo retrovisor, ele tem uma visão limitada. Já ao usar a mão oposta ao lado da porta, ele vira o corpo e faz o chamado Giro da Coruja, a sua visão amplia em 270 graus, reduzindo, assim, os riscos de abrir a porta do veículo e colidir com ciclistas e motociclistas", explicou Melissa.