Empresas de Portugal e Espanha, consorciadas com brasileiras, e também representantes nacionais sozinhos participam das concorrências para a elaboração dos projetos executivos do novo Inter 2.
A licitação de dois lotes para os projetos de evolução das linhas de transporte de Curitiba segue as regras do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem valores de referência que somam R$ 2,1 milhões.
É de 12 meses o tempo de execução dos projetos, a partir da assinatura do contrato com a empresa que vencer a concorrência.
“Curitiba avança no planejamento e em projetos estruturantes para a cidade. Avançam os projetos do Inter 2 que passa por 29 bairros da cidade”, ressalta o prefeito Rafael Greca.
Os investimentos totais no novo Inter 2 são de R$ 534 milhões, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões. Curitiba já obteve a aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia para a obtenção do empréstimo e o processo para a assinatura do contrato com o organismo financiador está em curso.
“Enquanto seguimos no processo para a liberação do financiamento já avançamos com os projetos executivos”, destaca o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
As intervenções contempladas no novo Inter 2 serão de melhorias na infraestrutura e operação das linhas de ligeirinho e do Interbairros II, que juntas transportam 155 mil passageiros por dia, sendo as mais demandadas da cidade fora dos eixos estruturais.
Licitação
A concorrência é feita pelas normas do BID nos termos de Seleção Baseada em Qualidade e Custo (SBQC). Por este procedimento foram publicados para a manifestação de interesse por parte do município que contou com a participação de 12 grupos interessados. Dos 12, seis foram pré-qualificados e dos seis participantes dois declinaram e quatro encaminharam os envelopes com as propostas, a serem avaliadas pela Prefeitura em conjunto com o BID.
A licitação é para dois lotes de projetos, sendo o primeiro, no valor de R$ 1.352 milhão, para o conjunto de intervenções na Avenida Arthur Bernardes, que prevê o novo miniterminal do Santa Quitéria e o segundo, orçado em R$ 752 mil, para melhorias na região das Mercês, com a reestruturação de 23 quilômetros de vias e calçadas na região, a implantação do binário das Ruas Jacarezinho e Rosa Saporski, a nova estação Mercês.
Consórcios
Participam do certame os seguintes consórcios e empresas nacionais e estrangeiras:
Do Brasil, apresentou proposta a empresa Engevix Engenharia e Projetos S.A.
Num consórcio entre Brasil e Espanha, apresentaram propostas as empresas espanholas Centro de Estudos de Materiales Y Control de Obra S.A (Cemosa), Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva Ltda, Pullin e Campano Consultores Associados Ltda e a brasileira Tecnoplan Projetos e Gerenciamento de Obras Ltda.
Também disputam a licitação consorciadas a empresa espanhola GPO Ingenieria Y Arquitetura juntamente com as brasileiras GPO SISTRAN Engenharia Ltda e SINERGIA Consultoria Urbana e Social Ltda.
Numa integração de empresas portuguesas e brasileiras estão as lusitanas Consultores de Engenharia e Ambiente S.A (Coba) e Consultores para Obras, Barragens e Planejamento Ltda e a brasileira Engeconsult Consultores Técnicos Ltda.
Confira as melhorias com o novo Inter 2
- 70 km de vias que serão abertas ou requalificadas
- Nova estação Mercês
- construção do novo Terminal Capão da Imbuia, do mini-terminal do Santa Quitéria e de quatro novas estações (Nivaldo Braga, Salgado Filho, Xaxim e Tarumã)
- reconstruções dos terminais Campina do Siqueira e Hauer
- construção de uma nova ponte sobre o Rio Belém e de dois novos viadutos - um na Avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa com Pinhais e outro na Rua José Gomes de Abreu com a Linha Verde, no Novo Mundo